Afastada há três meses após suspeitas de irregularidades na Educação, a prefeita de Jequié Tânia Diniz Correia Leite de Britto reassumiu o cargo nessa terça-feira (09/08) após decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O retorno ao gabinete será amanhã.
Ela deixou a gestão em maio deste ano, após a Justiça entender que a permanência da gestora no cargo poderia atrapalhar as investigações relacionadas a uma ação de probabilidade administrativa que tramitava na justiça.
Desde o afastamento, a gestão era ocupada pelo vice-prefeito do município, Luiz Sérgio Suzarte Almeida que ficou no cargo durante três meses e deu andamento a vários atos administrativos travado no governo anterior. Inclusive a convocação dos candidatos aprovados no concurso público municipal de Jequié em 2012.
Afastamento em 2015
Em dezembro do ano passado, a prefeita Tânia Britto foi afastada do cargo por determinação do juiz responsável pelo processo, mas a defesa recorreu e a prefeita voltou ao cargo. Segundo o MP-BA, Tânia foi alvo de ação civil pública por ato de improbidade administrativa por ter prejudicado o ano letivo de 74 turmas de alunos da rede municipal de ensino.
Segundo os promotores de Justiça Rafael de Castro Matias e Juliana Rocha Sampaio, autores da ação, os alunos ficaram sem aulas até o dia 11 de agosto e outras três ficaram sem aulas pelo menos até o dia 14 de setembro.
Com informações do G1, Antonio Argolo/SINSERV