destaques Notícias

Jequié conclui a primeira etapa da Conferência de Saúde das Mulheres

IMG_9012Entidades representativas dos direitos das mulheres, autoridades, servidores públicos e a comunidade em geral participaram hoje (04/05) da 2ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. O evento aconteceu em Jequié durante manhã e tarde nas dependências da UESB, com o tema “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”.
 
A mesa de abertura foi formada às 10 da manhã por Andreia Suzarte (Secretaria de Desenvolvimento), Juliana Rocha (8ª Promotoria), Julieta Palmeira (Secretaria Estadual de Direito da Mulher), Mary Guiomar (Secretaria de Saúde), Ângela Guimarães (Secretaria de Emprego e Renda), Luciano Costa (Prefeito de Campus/UESB), Soraia Amorim (Coordenação do evento), Ângela Cristina (Coordenação SESAB), Silvino Rodrigues (Presidente do Conselho de Saúde), Vereadores Laninha e Tinho (Câmara de Vereadores), Marla Cafezeiro (PIEJ), Maria Neide (SINSERV), Nara Machado (Guarda Municipal) e Luiza Margarete (Conselho de Leigo). Logo após foi proferida a palestra magna da Conferência pela Secretária Estadual de Direito da Mulher, Julieta Palmeira.
 
O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Jequié e o Conselho Municipal de Saúde, teve como objetivo analisar as prioridades e elaborar projetos para o fortalecimento de ações que visam uma melhor qualidade de vida para as mulheres. Nesse sentido durante a tarde os trabalhos se dividiram em quatro eixos temáticos, com a discussão de propostas que foram encaminhadas e aprovadas pela plenária com vista à próxima etapa da Conferência, que acontecerá em Salvador. Após, serão escolhidas nova delegação para culminância final da Conferência Nacional de Saúde da Mulher, em Brasília.
 
As entidades sindicais SINSERV e APLB estiveram participando dessa primeira etapa, sobretudo na discussão do eixo 2 “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres”. Tivemos a participação significativa de vários servidores da saúde, o que tornou as discussões bem enriquecedoras no encaminhamento de propostas locais. O SINSERV conclui que essas propostas, apresentadas pelo eixo, sejam escolhidas também pela delegação estadual para garantir uma discussão ampliada visando a implementação das políticas nacionais de atenção à saúde das mulheres.
 
Antonio Argolo/SINSERV
IMG_9022

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *