A Câmara Municipal de Jequié promoveu, nesta quarta-feira (03/12), mais uma reunião para tratar da proposta do Executivo que prevê alterações na Legislação Previdenciária do município, incluindo o aumento da contribuição previdenciária dos servidores. A iniciativa partiu do próprio Poder Legislativo, que convocou as entidades sindicais SINSERV, APLB e SindACS/ACE, além do Conselho de Previdência e do Conselho Fiscal do IPREJ, para ampliar o debate e garantir transparência no processo. Os diretores do SINSERV e Conselheiros Previdenciários do IPREJ, Maria Neide Sampaio e Valdinélio Barros, participaram da reunião.
Após a análise feita pela Comissão de Constituição e Justiça, o vereador Soldado Gilvan tomou a iniciativa de reunir novamente as entidades. A vereadora Moana Meira também tem contribuído ativamente com a discussão, ao lado dos vereadores Bui Bulhões, Cida, Marcos do Ovo, Gutinha e outros parlamentares que vêm acompanhando de perto o impacto que as mudanças podem gerar na vida dos servidores municipais.
Importante destacar que, antes desta reunião, os vereadores já haviam se encontrado com o chefe do Executivo, levando as contrapropostas apresentadas pelos sindicatos, reforçando a necessidade de considerar a realidade dos servidores e a sustentabilidade do sistema previdenciário.
Com a possibilidade de que o projeto de lei seja votado já na próxima semana, o SINSERV reforça a importância do acompanhamento de todos os servidores — ativos e inativos — neste momento crucial. A participação e a vigilância da categoria são fundamentais para garantir que qualquer alteração previdenciária respeite os direitos conquistados e seja construída com transparência, diálogo e responsabilidade.

