Servidores da educação, aposentados, pensionistas e beneficiários do auxílio doença da Prefeitura Municipal de Jequié (PMJ) continuam sem receber o pagamento do 13º salário. Já o pagamento de dezembro sairá na primeira semana de janeiro.
Muito embora os demais servidores já tenha recebido o 13º desde o dia 20 passado, as informações levantadas dão conta de que a PMJ esperava um valor do precatório do FUNDEB e os repasses das secretarias para concluir a folha de pagamento. Só que até o presente o pagamento não ocorreu porque esses valores estão bloqueados pela justiça para serem disponibilizados à nova gestão, que administrará o município a partir de janeiro 2017.
Ações da APLB e também do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Jequié (IPREJ) foram impetradas na justiça, na tentativa de preservar o pagamento dos segurados e também dos demais servidores. Essas ações liminares permanecem aguardando sentença judicial.
O SINSERV esteve, mais uma vez, na sede da Prefeitura, mas não teve uma resposta oficial sobre o pagamento. Não há nada publicado na mídia da PMJ. Até o fechamento dessa nota, tentamos contatos por telefone com a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social, mas não conseguimos falar com ninguém.
Em conversa com Dr. Emanoel (presidente do IPREJ) ele informou ao sindicato que está fazendo vários contatos judiciais ao longo dessa semana. Como a justiça está em recesso, a expectativa é que ainda hoje seja possível falar com um juiz plantonista sobre o caso. Caso tenha resposta favorável o pagamento do pessoal do IPREJ deve ser pago a partir do final da tarde de hoje (29/12). Em caso contrário, será preciso aguardar a posse do novo prefeito e a realização dos trâmites bancários necessários ao acesso dos recursos.
Diante desse impasse, o SINSERV reitera sua solidariedade aos servidores ativos e inativos que não têm a certeza de passar um final de ano dignamente com seu dinheiro no bolso. Esse fato não só confirma a precariedade que já relatamos sobre o funcionamento do IPREJ, mas também a indignação da diretoria do sindicato ao governo que deveria ter garantido as mínimas condições de subsistência da nossa previdência municipal.
Concluímos informando que o SINSERV estará com as suas atividades suspensas a partir da tarde (29/12) e retornaremos na terça-feira (03/01/2017). A partir dessa data o sindicato retorna suas atividades e à disposição dos associados. No aguardo de boas notícias, desejamos que o novo ano seja mais justo e mais humano para todos nós.
Antonio Argolo/SINSERV.