destaques Notícias

SINSERV participa de fórum sobre controle social promovido pelos Conselheiros de Saúde

IMG_7525Durante a manhã (14/08), o Conselho Local de Saúde (CLS) do Campo do América se reuniu para promover mais um fórum voltado ao controle social da saúde em nosso município. Presentes vários conselheiros locais e de outros pontos da cidade, profissionais da saúde, além de representantes dos trabalhadores do SINSERV.

O encontro foi importante para levantar os problemas de saúde, que afetam diretamente o cidadão jequieense, e identificamos que a situação está regredindo em relação a outros momentos da gestão municipal. Isso requer a ampliação de iniciativas para potencializar a conscientização social e a cobrança política.
 
logo, a reunião apontou a falta de serviços básicos a serem oferecidos à comunidade. Principalmente porque a cidade está crescendo e esse fluxo não tem sido contemplado nas ações de saúde. Citou-se o exemplo do programa Federal “Minha Casa, Minha vida”. Uma iniciativa importante para dinamizar a moradia da população de baixa renda, mas que carece de outras estruturas básicas.
 
Vários conselheiros informaram que não há postos de saúde disponíveis para os locais da habitação. As pessoas ficam à mercê das Unidades Básicas de Saúde, porque o posto mais próximo só atende casos de extrema emergência.
 
O CLS também apresentou uma pauta voltada à saúde do trabalhador. Venício informou que o Sinserv está disponível para ajudar nessas demandas. A entidade orienta sobre as estratégias contra o assédio moral além de suporte jurídico ao trabalhador, quando se fizer necessário.
 
O SINSERV parabenizou a iniciativa dos conselhos e reforçou a importância dessas organizações para fiscalizar as demandas de saúde. Reforçou que o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil é um dos mais completos do mundo, em termos de gratuidade. Ele carece muito em sair do papel e implementar mais ações de saúde aos usuários para atender a carência do trabalhador.
Por: Antonio Argolo/SINSERV
IMG_7502

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *