destaques Notícias

Conselheiro de Saúde aprovam alteração de nomenclatura do antigo CGST

Ontem à noite (20/08) o Conselho Municipal de Saúde (CMS) se reuniu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Jequié. Dentre a pauta apresentada também tivemos o encaminhamento para alteração do Conselho Gestor de Saúde do Trabalhador (CGST) por outra nomenclatura.
 
Celso Argolo defendeu a proposta, apresentando-a aos conselheiros. Nesse sentido, foi aprovada, por unanimidade, a substituição do CGST pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST). De acordo com Celso a alteração deve-se às questões técnicas e legislativas, contudo a natureza das atividades a serem desenvolvidas é similar ao ao antigo CGST.
 
O funcionamento da CIST está previsto desde 1990, Lei 8.080, e foi expandido posteriormente nas resoluções do Conselho de Saúde. Exerce um papel importante, sobretudo, na competência de assessorar o CMS do município. em acompanhar temas relativos à saúde do trabalhador e ampliar ao Conselho Nacional de Saúde.
 
Diante da substituição, uma nova comissão também foi criada para elaborar o regimento interno da CIST: Rita Camargo e Bruno D’el Sarto (Cerest) , Celso Argolo (CGST), Antonio Domingos e Renne Souza (CMS).
 
Fotos e textos: Antonio Argolo/SINSERV


Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *