O Dia Municipal de Luta em defesa do Serviço Público e pela atualização da tabela salarial, hoje, 10 de março, mobilizou centenas de servidores públicos de Jequié. O ato aconteceu em frente ao prédio sede da Prefeitura.
O presidente do SINSERV, Venício Lucena avaliou o movimento como positivo e importante para a categoria. “Os trabalhadores e trabalhadoras estão de parabéns! Atenderam ao nosso chamando, vestira-se de preto e manifestaram contra a falta de respeito e de diálogo do Governo Municipal com a categoria. O dia de hoje ficou marcado na história! Continuaremos mobilizados, de luto na luta, pois é inadmissível ficar 6 anos sem reajuste salarial, com os preços lá na alturas, com a inflação em alta, além de ter momentos em que estamos pagando para trabalhar. Nenhum direito a menos!”, cobrou.
O ato recebeu apoio e solidariedade da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), APLB/Sindicato e Sindicato dos Bancários.
Para o coordenador da CTB/Jequié, Celso Argolo não é admissível que o Gestor Municipal não trate os servidores com respeito. “O que nós estamos assistindo em Jequié é um desrespeito aos servidores. Isso não é papel de quem disse em campanha eleitoral que chegaria para resolver. Deixar os servidores há 6 anos sem reajuste é arrocho. E a gente tá aqui, em apoio aos servidores e conclamando a vocês que se unam cada vez mais para vencer essa luta e romper essas barreiras”, disse.
Já a diretora geral da APLB/Jequié, Caroline Brito alertou que é preciso fortalecer a luta. “O fortalecimento da nossa luta se dá primeiramente tentando abrir o diálogo. Essa é a principal estratégia. Se abrir o diálogo, o caminho é sentar e avaliar. Caso não abra, não aconteça o debate, aí tá na hora de radicalizar. Nós não estamos tratando com amadores! Ou nós trabalhadores nos organizamos na luta, ou os ataques aos nossos direitos irão continuar”, afirmou.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Jequié e Região, Fabiano Miranda disse que o momento é delicado e de desafio. “Eu não poderia deixar de vim aqui hoje apoiar os servidores municipais. O nosso sindicato se solidariza com todos vocês nesse momento delicado e desafiador. Não dá pra continuar sem reajuste. A crise que estamos vivendo com os preços dos alimentos, combustíveis em alta só precariza o salário dos trabalhadores. Então é preciso resistir, não baixar a cabeça e lutar para vencer mais uma batalha. Viva os trabalhadores! Viva as trabalhadoras!”, pontou.
O mês de março vai ser transformado em mês de luta dos servidores municipais de Jequié. Nos próximos dias vai acontecer uma assembleia para avaliar o movimentos e deliberar outras ações. “A gente vai realizar uma assembleia geral nos próximos dias para avaliarmos o movimento e construir nesse mês de março um mês dedicado a luta do servidor público. E a gente não poderia deixar de agradecer também aos nossos colegas dirigentes sindicais que estiveram em nosso ato e nos fortaleceram ainda mais, pois juntos somos mais fortes!”, agradeceu Venício Lucena.