destaques Notícias

SINSERV reforça a luta no combate à violência contra as mulheres e na defesa dos direitos

O 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, constrói-se, historicamente, pela luta e resistência de mulheres em busca de melhores condições de vida e trabalho. A data não foi instituída a partir de um acontecimento único, mas de um cenário marcado por diferentes mobilizações de mulheres operárias do final do século XIX e início do século XX, que lutavam por condições menos degradantes de trabalho e participação na vida política. Tais acontecimentos trazem à tona o protagonismo das mulheres na luta por relações igualitárias de vida e trabalho, fazem-se presentes nas mobilizações do dia 8 de março e ressoam como desafio cotidiano.

Oito de março é, portanto, data de celebrar o protagonismo feminino e de somar forças no enfrentamento às diferentes formas de violência de gênero que incidem sobre os corpos e vidas das mulheres, tais como as desigualdades étnico-raciais, salariais e na ocupação de cargos de poder e daqueles de mais alto grau, a imposição de padrões estéticos, o machismo, entre outras. Ressaltamos, como um último grau dessas violências diversas, a triste realidade do feminicídio.

No mundo do trabalho, as desigualdades relacionadas à questão de gênero se perpetuam. Diferenças salariais entre homens e mulheres que exercem as mesmas atividades laborais e reduzida representatividade em cargos de liderança são apenas alguns elementos dessa desigualdade.

Neste 8 de março, o SINSERV reitera seu compromisso na luta contra o femicídios e qualquer tipo de violência, pelos direitos das mulheres, os quais, sem dúvidas, corroboram para uma sociedade mais justa e igualitária.

Viva a luta das mulheres! 




Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *