Notícias

Pesquisa aponta liderança do governador Jaques Wagner

Pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi mostra que o governador Jaques Wagner (PT) lidera a disputa para as eleições estaduais em 2010 com 44% das pretensões de votos. O ex-governador Paulo Souto (DEM) vem na segunda posição, com 29% das intenções, seguido do ministro da Integração Geddel Vieira Lima (PMDB), que obteve 8% da preferência do eleitor na pesquisa estimulada (quando é apresentada a lista de candidatos ao entrevistado).

Encomendada pela TV Bandeirantes e divulgada no último sábado pela BandBahia, a pesquisa ouviu 700 entrevistados no Estado entre os dias 15 e 22 de janeiro. A margem de erro é de 3,7% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. Os votos brancos e nulos somaram 6%, enquanto 115 disseram não saber em quem vão votar em outubro. Na pesquisa espontânea (em que o entrevistado declara espontaneamente o nome do candidato)  Jaques Wagner se mantém na dianteira, com 17% das intenções de votos.

Paulo Souto aparece com 4% e o ministro Geddel Vieira com 1%.

Os candidatos Luiz Bassuma (PV) e Hilton Coelho (Psol) somaram 1% na pesquisa estimulada.

Quando indagado qual dos candidatos tem mais chances de ganhar a eleição, mesmo que não vote nele, 52% dos entrevistados apontaram o nome do governador Jaques Wagner, 23% o de Paulo Souto, e  7% o de Geddel.  Luiz Bassuma pontuou com 1% e Hilton coelho com 0%.

Quanto à rejeição, 25% dos entrevistados disseram não votar em Bassuma, 16% em Souto, 9% em Wagner, 8% em Geddel e 2% em Hilton.   Reverter – O ministro Geddel preferiu não fazer maiores considerações sobre a pesquisa. “Vamos continuar trabalhando, não muda nossa estratégia”. Já o democrata Paulo Souto  considerou sua avaliação  “confortável e animadora”, se comparado ao que chamou de  “privilégios” do seu principal adversário. “O governador  está sob intensa campanha publicitária, usufruindo da máquina federal e estadual.

Considero minha posição muito boa, até porque ainda não estamos em campanha”, assinalou. Wagner disse que o resultado da pesquisa reflete o trabalho realizado pelo seu governo e mostra coerência com outras pesquisas, que o apontam com chances de vencer no primeiro turno. Frisou, porém, que vai continuar trabalhando “duro” para garantir a reeleição.  

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *