destaques Notícias

SINSERV reúne com Secretária de Saúde para discutir demandas referentes aos servidores lotados na Secretaria

A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região (SINSERV) reuniu ontem, 10 de março, com a Secretária de Saúde de Jequié, Poliana Leandro para tratar de assuntos referentes aos servidores lotados na Secretaria. O SINSERV apresentou 06 (seis) demandas para discussão.

A primeira demanda discutida foi sobre a logística de marcação de exames nas Unidades de saúde. Os profissionais estão com dificuldades para realizar as marcações, pois as Unidades estão sem internet. De acordo com a Secretária Poliana Leandro, equipe da Secretaria está realizando visitas nas Unidades de Saúde e está providenciando a troca de alguns móveis e computadores. Em relação aos marcadores, a Secretária disse que os mesmos  não estão mais realizando a marcação de exame na Secretaria Municipal de Saúde.  A Secretária garantiu que vai acabar com a cultura de filas para marcação de exames,  realizando agendamento prévio do procedimento a ser marcado e redirecionando o usuário SUS para sua respectiva Unidade de Saúde. Segundo a Secretária, um pregão para aquisição de internet fibra ótica nas unidades de saúde já foi realizado.

Em relação a premiação das Unidades de Saúde que aderiram e participam do PMAQ, a Secretária Poliana disse que a Secretaria está construindo a nova portaria juntamente com o SINSERV e SINDACS, que inclusive ficaram de encaminhar os nomes para representar as Entidades.

Sobre o Cronograma do Plano de Imunização contra a COVID-19, a Secretária Poliana afirmou que a Secretaria de Saúde seguiu o Plano Nacional de imunização. Segundo ela, alguns profissionais dos serviços essenciais a exemplo dos coveiros, funcionários da Secretaria de Serviços Públicos e uma parte dos Guarda Municipal já foram vacinados. De acordo com a Secretária, já vai iniciar a vacinação dos profissionais da Linha de frente. A pedido do SINSERV, a Secretaria de Saúde vai colocar na lista de prioridade da vacinação o conselho tutelar. A Secretária informou ainda que foi feito kits com EPIs necessário para os servidores da Secretaria de Serviços Públicos.

Outro ponto discutido foi sobre o afastamento de servidores por infecção da pela COVID-19 e que sofreram supressão de insalubridade. De acordo com a Secretária Poliana, os profissionais de saúde afastados foram convocados a retornarem aos seus postos de trabalho. Eles já foram vacinados e estão realizando serviços internos nas unidades.  Esse monitoramento está sendo feito no IERP.

O calendário de férias também foi discutido. A Secretária Poliana informou que o calendário de férias dos servidores já começou a ser cumprido.

E por fim, o SINSERV cobrou da Secretária de Saúde a relação dos servidores afastados por infecção da COVID-19.  A Secretária Poliana disse que a Secretaria vai fazer o levantamento e encaminhar para a entidade.  Segundo a Secretária, a Secretaria de Saúde solicitou do CEREST a realização de visitas para fazer palestras educativas a respeito da COVID 19. Porém nesse momento o órgão está passando por uma reestruturação interna.

O presidente do SINSERV, Venicio Lucena avaliou a reunião como positiva. “Foi o nosso primeiro encontro. Foi bastante produtiva a nossa reunião, tendo em vista que a Secretaria de Saúde já havia resolvido algumas situações levantadas pelo SINSERV. A gente torce e acredita que o diálogo entre o SINSERV e a SMS sempre vai existir”.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *