Vendas do Dia dos Namorados incrementam o varejo baiano
As vendas do Dia dos Namorados prometem aquecer o comércio soteropolitano nos próximos dias. É o que espera o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas). De acordo com a entidade, a expectativa é de que sejam movimentados quase R$ 300 milhões até 12 de junho — um crescimento de 10% com relação a 2009.
“O comércio está otimista. São duas datas fortes este mês, o São João e o Dia dos Namorados, que está semana tem seu pico”, observa o presidente do Sindilojas, Paulo Motta. Já o presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador, Jaelson Dourado, acredita que os trabalhadores também serão beneficiados. “Devem se criadas 25 mil vagas, algumas temporárias e outras que devem ser absorvidas”, estima. Nos shoppings centers, a expectativa não é diferente.
A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) esperam um crescimento entre 12% e 14%. No ano passado, o aumento foi de 7,5% para o mesmo período. Não existe representatividade desses órgãos na Bahia, mas os grandes shoppings centers se preparam para a época, a quarta mais importante para a cidade, depois do Natal, Dia das Mães e Liquida Salvador. O Shopping Barra, por exemplo, prevê aumento na circulação de 12%.
Presentes – De acordo com a Abrasce, a procura por presentes para os namorados se concentra nos setores de vestuário, de calçados e perfumaria. O movimento ainda é pequeno, mas deve