destaques Eventos Notícias

Dia da Consciência Negra: Vidas Negras importam

No Brasil, o 20 de novembro marca o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre o racismo que essa população enfrenta, principalmente a violência física seguida de morte.
Em recente pesquisa o IBGE divulgou pesquisa em que a população negra tem 2,7 mais chances de ser vítima de assassinato do que os brancos. Esse é informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, divulgado nesta quarta-feira 13 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a analista de indicadores sociais do IBGE, Luanda Botelho, enquanto a violência contra pessoas brancas se mantém estável, a taxa de homicídio de pretos e pardos aumentou em todas as faixas etárias. 255 mil pessoas negras foram mortas em seis anos, revela estudo.
Na série de 2012 a 2017, que foi o período que a gente analisou neste estudo, houve aumento da taxa de homicídios por 100 mil habitantes da população preta e parda, passando de 37,2 para 43,4. Enquanto para a população branca esse indicador se manteve constante no tempo, em torno de 16”, disse ela.
Uma triste estatística que revela que essa luta dever ser diária e constante. O SINSERV se manifesta contra o racismo e contra todo tipo de violência.

 

fonte: IBGE e Carta Capital

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *