Conforme decisão aprovada na tarde de ontem (10/01), as entidades SINSERV, APLB e SIND ACS/ACE, assim como os Conselhos Previdenciário e Fiscal do IPREJ, estiveram reunidos hoje (11) na sede da Prefeitura Municipal de Jequié para tratar do pagamento dos servidores ativos e inativos.
A reunião unificada dos sindicatos com o Governo, que acabou não acontecendo, além das questões de pagamento tinha uma pauta específica sobre o IPREJ.
A situação dos aposentados, pensionistas e beneficiários do auxílio doença é considerada preocupante pelas entidades sindicais. Dia após dia, desde final de dezembro, os inativos se concentram em frente ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Jequié (IPREJ) na tentativa de receber o 13º e o último salário de 2016.
Em conversa com os representantes da Prefeitura foi informado que o problema de acesso às contas do Município já foi resolvido. Logo a partir de hoje (11) começa a sair o pagamento de dezembro dos efetivos.
Sobre a situação do IPREJ, o Governo já assinou três decretos garantindo a continuidade de Dr. Emanoel, como presidente, e também de toda equipe financeira e previdenciária do Instituto.
A partir dessa medida, a perspectiva é que na quinta-feira (12/01) o dinheiro de dezembro do IPREJ já esteja disponível para os beneficiários. Apenas resta aguardar a situação do 13º salário, que continua bloqueado na fila da liberação judicial.
Texto: Antonio Argolo/SINSERV.