Notícias

Centrais se mobilizam em Brasília para redução de jornada

Representantes das seis centrais sindicais que estão em Brasília desde hoje cedo em campanha pela redução da jornada de trabalho devem se reunir ainda nesta tarde com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), para tentar marcar uma data para a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, que diminuiu a jornada semanal de 44 para 40 horas.

A conversa com Temer precede a reunião de líderes na Câmara, amanhã, às 10 horas, em que as centrais pretendem colocar a votação da PEC em pauta. “Vamos tentar”, disse o deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (PDT-SP). Segundo ele, cerca de 500 sindicalistas deverão fazer uma vigília nesta noite na Câmara. “Queremos pressionar para chegar à reunião de líderes com mais força amanhã”, disse.

Hoje de manhã, primeiro dia do ano legislativo, Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras centrais recepcionaram deputados e senadores no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília. Os parlamentares foram recebidos com palavras de ordem como “Reduz pra 40 que o Brasil aumenta e o empresariado aguenta”. Houve também panfletagem junto aos passageiros que circulavam pelo terminal, que receberam folhetos a respeito da redução da jornada.

Em junho do ano passado, a Comissão Especial que analisa a redução de jornada aprovou o relatório apresentado pelo deputado Vicentinho (PT-SP), que trata da PEC 231/95. A medida também aumenta o valor da hora extra de 50% do valor normal para 75%. 

A Tarde 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *