destaques Notícias

Atividades do primeiro dia da 7ª CMS

IMG_0782Hoje (23) foi iniciado o primeiro dia das atividades da 7ª Conferência Municipal de Saúde (CMS), aberta na tarde de ontem, auditório Wally Salomão, na UESB.

O evento é uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Jequié e da Secretaria de Saúde do município. Durante três dias estará reunindo vários delegados escolhidos nas plenárias de saúde para debater e apresentar as propostas sobre o funcionamento da saúde em Jequié.

No período da manhã foi aprovado o regimento da CMS e ainda foram realizadas duas mesas de discussão. Na primeira proferida uma palestra com o Prof. José Patrício Júnior (UFBA); em seguida a Profa. Soraia Dantas (UESC) também esteve falando sobre a formação do SUS e como o processo de formação dos trabalhadores pode contribuir para a melhoria dos serviços de saúdes oferecidos à população.

Já o Prof. José Patrício abordou a importância do controle social a partir das experiências do cenário estadual e municipal. Segundo ele, muito embora o Governo do Estado seja constituído por uma base popular o seu modelo de saúde tem sido equivocado em relação à participação e necessidade do povo. Sobretudo por ter sido idealizado por uma prática individual, hospitalocentrica e curativa.

Por isso a Conferência de Saúde é um fórum privilegiado, pois se constitui num mecanismo importante para o enfrentamento ao desrespeito, a inflexão e a desvalorização dos movimentos sociais na construção da saúde que queremos. É com essa perspectiva que as atividades, a serem retomadas hoje pela tarde, começam a centrar nas discussões de grupos.

O SINSERV e o SIND ACS/ACE estão com seus delegados representando os trabalhadores em saúde. As entidades sindicais estão fortalecidas através das propostas aprovadas pelos servidores durante a Conferência de Saúde do Trabalhador realizada na semana passada.

A partir das discussões em grupos sairão as principais propostas, que serão levadas pelos delegados à Conferência de Saúde a ser sediada na capital, Salvador.IMG_0852IMG_0843

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *