destaques Notícias

SEC e Sesab iniciam curso virtual para promoção da Saúde junto à comunidade escolar

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) inicia, a partir desta sexta-feira (26), às 16h, por meio do canal do YouTube do Instituto Anísio Teixeira (IAT), o primeiro módulo do curso do projeto “Escola segura em tempos de pandemia da Covid-19”. Trata-se de um projeto do governo, em articulação entre a SEC e a Secretária da Saúde do Estado (Sesab), dentro de um processo de integração com a Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA) e outras instituições, com o foco no desenvolvimento de ambientes escolares seguros.

O curso é voltado para todos da rede, com programação inicialmente para gestores, professores e demais servidores da rede, até chegar aos estudantes e familiares, além de toda a comunidade escolar. O objetivo é que todos sejam promotores de saúde.

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, falou da importância do projeto. “É um projeto que objetiva o desenvolvimento de ambientes escolares seguros, a partir de uma estratégia de cursos, oficinas e encontros virtuais, capacitando dirigentes, professores, coordenadores pedagógicos e servidores das unidades escolares. Além disso, visa fortalecer a capacidade de ação e promoção da saúde, com orientações e medidas de prevenção da Covid-19 e aplicação dos protocolos com vistas à retomada das atividades letivas de forma segura no Estado da Bahia”, destacou.

A iniciativa envolve a participação dos profissionais dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e Núcleos Regionais de Saúde (NRS), além dos programas de Saúde da SEC, como o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor e o Programa Saúde na Escola. O projeto faz parte do Plano Estratégico de Retomada Gradativa e Seguro das Atividades Escolares da SEC, em consonância com as Políticas Nacionais de Promoção da Saúde.

A programação do curso está dividida em três módulos: módulo I – “Covid-19: transmissibilidade, medidas de prevenção e proteção coletiva e individual”; que acontecerá nesta sexta (26); módulo II – “Medidas de prevenção e promoção da saúde em ambiente escolar”, no dia 29; e o módulo III – “Dialogar e construir caminhos sobre a aplicabilidade das medidas dos protocolos nas escolas e comunidades”, no dia 31. Todos os módulos serão realizados a partir das 16h, no YouTube.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *