Notícias

Entrevista

Além de uma presença atuante em Jequié, onde representa à imensa maioria dos servidores públicos desta cidade, o Sindsmuje, vem dando exemplo de solidariedade e compromisso com os trabalhadores dos municípios vizinhos que por falta de condições favoráveis precisão do apoio logístico e jurídico das entidades dos grandes centros regionais. Nesse sentido, o Sindsmuje desde que passou a ser coordenado por Maria Neide Sampaio e todo seu atuante corpo diretor, vêm assumindo de maneira corajosa a responsabilidade para com esses trabalhadores que se encontravam totalmente desassistidos.

Sobre este processo de regionalização do sindicato entrevistamos o diretor de política sindical da entidade Vinicius Lucena, que de maneira clara e precisa prestou os devidos esclarecimentos: 

Lucas Ribeiro: Quantos e quais são os municípios que o Sindsmuje estar atuando até o presente momento? 

 Vinicius Lucena: São cinco municípios: Jequié, Apuarema, Itagi, Manuel Vitorino e Itiruçu.

Lucas Ribeiro: Havia um projeto de regionalização antes desta atual diretoria?

Vinicius Lucena: Eu não fiz parte da gestão passada, entretanto, algumas delegacias regionais já aviam sido estabelecidas, quanto a estas, nós demos continuidade ao trabalho e ampliamos a nossa assistência. Contudo, devo reconhecer que foi a partir desta atual diretoria que começou a se pensar e a por em pratica um projeto de regionalização organizado e efetivo. Os méritos do sucesso dessa empreitada é todo da atual administração, que soube, como já avia dito, ampliar significamente o que estava sendo feito, de maneira mais coerente e responsável.

Lucas Ribeiro: Como tem sido a adesão dos servidores desses novos municípios ao sindicato?

Vinicius Lucena: Em Manuel Vitorino especificamente estamos passando por um processo de mudança da nossa postura política. A direção passada do Sindsmuje deixou algumas pendências com relação a este município que nos obrigou a tomar algumas atitudes radicais. Quanto a Itagi, Itiruçu e Apuarema a adesão vai muito além de nossas expectativas. Em suma, temos conseguido estabelecer bases suficientemente fortes para enfrentar as adversidades em todas as nossas delegacias.

 Lucas Ribeiro: É possível ampliar esse processo de regionalização?

 Vinicius Lucena: Na atual conjuntura não. É preciso consolidar as nossas bases e melhorar a nossa estrutura logística para que possamos ampliar ainda mais o numero de municípios assistidos. O Sindsmuje está pautado a elaborar um projeto para o futuro que contemple todos os atuais filiados de maneira mais satisfatória, afora isso, seria necessário a designação de um diretor para cuidar somente dessas delegacias regionais, tendo em vista que os compromissos assumidos em Jequié já nos sobrecarregam por demais.

Lucas Ribeiro: Quanto à assistência jurídica, esses novos municípios têm sido assistidos a contento?

Vinicius Lucena: A assistência jurídica é a base de todo o nosso trabalho, seria impossível avançar ou nos estabelecermos institucionalmente sem a presença do nosso setor jurídico. São inúmeras as ações pleiteadas em todas as delegacias, não sendo raros os casos de sucesso em que conseguimos dignificar as condições de trabalho de muitos servidores.  A manutenção de direitos constituídos e a conquista daqueles que entendemos como cruciais para um legitimo desenvolvimento de seus ofícios são, via de regra, o norte de nossas ações. É importante falar que, periodicamente os trabalhadores dessas localidades se reúnem com nossos advogados presencialmente, o que além de facilitar o entendimento dos servidores, legitima o nosso apoio.

Lucas Ribeiro: É possível citar alguma conquista representativa do Sindismuje nessas cidades?

 Vinicius Lucena: Em Itiruçu conseguimos assegurar o FGTS, bem como o pagamento do décimo terceiro salário de alguns funcionários. Outra aguardada conquista é o direito a insalubridade que já está sendo votado pela justiça, tanto em Itagi quanto em Itiruçu.

 Lucas Ribeiro: Com a eminência do processo eleitoral do sindicato, qual será a participação desses novos municípios?

Vinicius Lucena: Esta é uma questão de compromisso com a entidade, e a participação desses municípios é imprescindível para que possamos construir um sindicato cada dia mais forte e atuante. Precisamos estreitar ainda mais os nossos laços e o processo eleitoral é mais uma grande oportunidade para isso.  

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *