Notícias

6ª Conferência Municipal de Saúde tem início amanhã

Celso Argolo, Presidente do Conselho Municipal de Saúde

Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. É com esse tema que a 6ª Conferência Municipal de Saúde será realizada nos próximos dias 4, 5 e 6 de agosto, no Auditório Wally Salomão, UESB, Campos de Jequié, às 19 horas.

 Foram 29 pré-conferências realizadas pelo Conselho Municipal de Saúde juntamente com os conselhos Locais de Saúde em diversas localidades, a fim de elencar os problemas, tanto da saúde, quanto dos serviços, e ainda, participando e ouvindo as propostas apresentadas para a construção de um serviço de saúde pública de qualidade.

O SINSERV manteve contato com o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Celso Argolo, que falou sobre a Conferência:

“A 6ª Conferência Municipal de Saúde é um momento impar e de grande significado, sobretudo para a sociedade que é convidada a participar da construção da saúde que queremos.

– Sobre o tema: “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, políticas públicas, patrimônio do povo brasileiro”.

 – Esta é a verdade e precisamos despertar em cada um de nós, o sentimento de pertencimento do SUS, de apropriação deste patrimônio.

– A Conferência é o ápice do envolvimento da sociedade. Depois das etapas preparatórias, das 29 pré conferências realizadas, onde as pessoas puderam apresentar os problemas, tanto da saúde, quanto dos serviços e ainda, apresentando propostas de soluções, resta-nos fechar este primeiro momento com chave de ouro, aproveitando todo o material produzido, fruto das discussões com a comunidade, que em minha opinião particular, foi a minha melhor experiência como conselheiros de saúde. 

– O Conselho Municipal de Saúde, juntamente com os Conselhos Locais de Saúde irão perseguir todas as proposições apresentadas, desde as pré conferências à Conferência Municipal. Este será o nosso desafio, porque precisamos dar respostas às pessoas que vão a busca dos serviços e não encontram.

– Como diz a presidenta Dilma Russelff, não justifica investir em conferências, nem ocupar a pessoas para levantar problemas e apresentar soluções se não houver determinação para responder e atender as expectativas delas, senão todos os esforços serão em vão, significando apenas desperdício de dinheiro e tempo.

– Precisamos estar unidos na busca de soluções para um dos problemas que muito tem incomodado o povo brasileiro, sobretudo, os mais carentes, a saúde pública. Espero todos os delegados, observadores e convidados para construirmos as propostas que possam atender e responder as angustia e frustrações que tem incomodado o nosso povo”.  

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *