O SINSERV reafirma, com firmeza e clareza, que o Brasil é dos brasileiros. Diante do recente anúncio do presidente norte-americano Donald Trump de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, o Sindicato manifesta total apoio à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que reiterou: “O Brasil é um país soberano e não aceita ser tutelado por nenhuma nação estrangeira.”
A decisão dos Estados Unidos representa um ataque direto à economia nacional e aos princípios da diplomacia justa. Em resposta, o presidente Lula convocou uma reunião emergencial com ministros e especialistas para discutir medidas firmes e proporcionais, incluindo a aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada este ano no Congresso Nacional.
Soberania é um valor inegociável
Para o SINSERV, a soberania nacional está diretamente ligada à valorização do serviço público, da justiça social e da independência das decisões internas do Brasil. É inaceitável que uma potência estrangeira tente interferir em decisões comerciais ou, de forma indireta, nos rumos da política interna brasileira.
O tarifação anunciada por Trump ocorre em um contexto de tensão política global, mas, segundo especialistas, os EUA mantiveram superávit comercial com o Brasil ao longo de 15 anos, contradizendo as alegações de “injustiça comercial” feitas pelo governo norte-americano.
Unidade e resistência do povo brasileiro
O SINSERV destaca que os servidores públicos, em todas as esferas, têm papel fundamental na proteção dos interesses nacionais. São eles que garantem o funcionamento do Estado brasileiro, a fiscalização da aplicação das leis e a soberania sobre nosso território, recursos e decisões. O momento exige unidade nacional. Não se trata de ideologia, mas de patriotismo. O Brasil precisa se unir em defesa de sua economia, sua dignidade e de seu povo.
Brasil para os brasileiros. Soberania, trabalho e dignidade sempre.