O SINSERV valoriza a luta popular que construiu a liberdade e segue firme na defesa dos direitos dos servidores e servidoras
O dia 2 de julho não é apenas uma data histórica: é símbolo da força do povo organizado, da resistência popular e da luta contra a opressão. Celebramos, neste dia, a nossa independência conquistada com o suor, o sangue e a coragem dos baianos e baianas que expulsaram as tropas portuguesas em 1823.
A Independência da Bahia foi forjada nas ruas, com a participação decisiva de negros libertos, indígenas, mulheres e trabalhadores. Foram os caboclos, as heroínas como Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa, e o povo da Bahia que mostraram que a independência só é real quando vem de baixo para cima.
Uma luta que continua
Como Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região, reconhecemos que essa data é mais do que comemoração, é um chamado à luta. A independência do povo baiano continua sendo desafiada todos os dias por políticas que atacam o serviço público, desmontam direitos conquistados e tentam calar a voz de quem defende um Estado forte, justo e democrático.
Assim como no passado, hoje os trabalhadores e trabalhadoras continuam sendo linha de frente na construção de uma Bahia mais justa. Defendemos:
- Valorização dos servidores públicos;
- Melhoria nas condições de trabalho;
- Fortalecimento dos serviços públicos para todos;
- Combate à privatização e à terceirização;
Independência é igualdade, justiça e dignidade
Neste 2 de Julho, marchamos com o espírito dos que lutaram nas trincheiras da independência. Levamos em nossas bandeiras as mesmas palavras de ordem: liberdade, justiça e soberania popular.
O SINSERV está e sempre estará ao lado da luta do povo! Viva a Independência da Bahia! Viva o serviço público!