destaques Notícias

Dia 08 de Março não é um dia Romântico, É um dia Politico.(planetaella)

Comemorado em 08 de março, o Dia Internacional da Mulher é um calendário político fruto da luta de diversas mulheres em prol de melhores condições de trabalho e igualdade de direitos.
Essa data é um marco para o reconhecimento do papel do feminismo na sociedade, um movimento que tem buscado representatividade e igualdade de oportunidades. o Sinserv destaca a importância das mulheres na sociedade, em especial no movimento sindical. Embora a entrada da mulher no mercado de trabalho tenha sido fruto do objetivo das indústrias de baratear os salários e disciplinar o novo grupo de operárias, as mulheres vêm revolucionando o mundo do trabalho e conquistando cada vez mais um espaço – ainda ocupado majoritariamente pelos homens.
As mulheres, ainda sofrem com a discriminação e a violência. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgados na última quinta-feira (7) mostraram que o Brasil registrou, pelo menos, 10.655 casos de feminicídio entre março de 2015, até dezembro de 2023. Apenas em 2023, foram 1.463 mulheres vítimas de feminicídio no país. Através desses dados, vemos que as mulheres morrem, que são assediadas ou têm uma qualidade de vida mais precária porque são mulheres.
Na ordem do dia repousa a importância de discutir o feminismo levando em conta classe, gênero e raça. A sociedade como um todo ganha quando se é pensado em política públicas voltadas para essas intersecções. Precisamos lidar com essas questões de maneira conjunta.
Muitos progressos foram conquistados através das batalhas travadas pelas mulheres que se opuseram ao patriarcado – compreendido como um sistema sócio-político de poder social centralizado no homem ou no masculino.
Ao longo da história, testemunhamos muitos avanços em relação aos direitos das mulheres. No entanto, as desigualdades persistem em várias esferas, seja na educação, no mercado de trabalho, na ciência, na política e muito mais. É preciso reconhecer os avanços, mas ainda há muito a se conquistar.

Viva as Mulheres, de ontem de hoje e de sempre!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *