destaques Notícias

Sinserv apoia a campanha do Setembro Amarelo em conscientização a valorização da vida

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região (Sinserv) apoia a campanha Setembro Amarelo® 2023: “se precisar, peça ajuda!”, iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Através do projeto de saúde mental do sindicato, fornecemos atendimento psicológico totalmente gratuito para os associados e seus dependentes. A Saúde mental para o Sinserv é uma prioridade. Por isso, estamos “Cuidando de quem cuida”.

Também destacamos a participação dos nossos colaboradores os Doutores e Doutoras: Carolina Sampaio, Jorge Sampaio, Lucas Novai e Leia Dias, que se se colocam na trincheira do acolhimento do cuidado, da escuta qualificada em prol dos associados e dependentes. Além de estarem na luta pela valorização profissional da categoria.

Conscientização

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

Dados sobre suicídio

O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

Para mais informações e sobre como participar da campanha Setembro Amarelo® de 2023, acesse o site oficial: www.setembroamarelo.com.

Fonte: Com informações do site Setembro Amarelo

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *