Os últimos quatro anos foram de intensos ataques ideológicos à democracia, aos direitos dos trabalhadores e à parte mais vulnerável e pobre da sociedade. Como exemplos das consequências trágicas desse difícil período que enfrentamos, além da retirada de direitos, temos as seguidas ações para enfraquecer as organizações de luta da classe trabalhadora, os sindicatos, com o objetivo de evitar que ela tenha o poder de se organizar e de reivindicar. Isso sem falar na vida de amigos, familiares e vizinhos que perdemos para a covid-19 por causa da campanha do ex-Presidente do país contra a vacina e a ciência e das fake news nas redes sociais. As lições foram duras e as marcas foram profundas, mas temos a oportunidade de olhar para o futuro e realimentar as esperanças.
Eleito o novo governo, teremos em 2023 e nos anos seguintes grandes desafios para as entidades de luta e de organização dos trabalhadores, em particular os sindicatos, como a responsabilidade e a delicada missão de apoiar as medidas governamentais de interesse do país e, em outras situações, ocupar as ruas e pressionar para que as políticas públicas em favor dos trabalhadores e trabalhadoras sejam aprovadas pelos parlamentares e implementadas pelo governo. E, nesse sentido, reafirmamos a autonomia do movimento sindical.
O Novo Ano traz também o desafio da garantia plena da democracia, da convivência pacífica entre os que pensam diferente. Isso exigirá de cada um de nós uma atuação constante para essa pacificação, isolando e punindo o extremismo golpista e terrorista, para que possamos voltar à normalidade democrática e criar a perspectiva de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.
A nós do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região (SINSERV), cabe também a missão histórica de fortalecer a organização dos trabalhadores e trabalhadoras.
Que em 2023 não nos falte disposição de luta para continuarmos defendendo as servidoras e os servidores públicos municipais diante da exploração e do desrespeito aos nossos direitos. E nossa categoria poderá sempre contar com o nosso Sindicato como espaço e instrumento dessa luta coletiva.
SINSERV • A luta é a nossa marca!