destaques Notícias

“Jequié, município literário” é tema da VI Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié. SINSERV diz que Felisquié cumpre papel importante

Começou ontem, 1º de dezembro, no Auditório Waly Salomão, na UESB, campus de Jequié a VI Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié (Felisquié). Um dos mais importantes eventos literários da Bahia, a VI Felisquié tem como tema, neste ano, “Jequié, município literário”. A conferência de abertura foi proferida pelo poeta, ensaísta e crítico literário brasileiro, Antonio Carlos Secchin, membro da Academia Brasileira de Letras, que discutiu sobre a Semana de Arte Moderna, que completa 100 anos em 2022. O poeta, compositor e cantor Arnaldo Antunes fez um bate-papo musical encerrando a primeira noite do evento.

Para o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região (SINSERV), as feiras e festas literárias da Bahia cumprem um papel importante na divulgação de obras baianas, do encontro do público com a arte literária e uma possibilidade de releitura dos contextos sociais do Brasil. “A literatura é uma das expressões artísticas mais singulares, porque outras linguagens aliam-se ao texto literário para produzir novas realidades. Assim, a Felisquié cumpre papel importante, integrando a Rede Colaborativa de Feiras e Festas Literárias”, disseram dirigentes do sindicato.

O evento apresentará diversos nomes representativos da cultura brasileira, além do poeta, cantor e compositor, Arnaldo Antunes; o cantor Danilo Caymmi; a atriz Ana Cecília Costa; a jornalista e escritora Cristina Serra; a poeta e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Lívia Natália; a jornalista Kátia Borges, dentre outros. A programação segue com homenagens à Academia de Letras de Jequié, que completa 25 anos de existência, aos 110 anos de nascimento de Jorge Amado e a Dorival Caymmi. Estarão presentes também, na Felisquié, temáticas indígenas, femininistas, programação acadêmica e Feira do Livro. Além disso, uma diversificada programação cultural, com artistas de Jequié, comporá a agenda de atividades da Feira do Livro e da Felisquiezinha, na Uesb.

Durante todos os três dias, a Felisquié abrirá na sua programação acadêmica e na Feira do Livro, espaço para rodas de conversa com escritores de Jequié e de outras regiões da Bahia, tratando sobre suas produções literárias.

“Nada melhor do que a literatura e a escrita para fazer frente a esses tempos de intolerância e censura no país, porque o livro nos liberta. Por isso, vamos também incentivar e apoiar essa que é uma das causas mais nobres, que é o estímulo à leitura”, destacaram dirigentes do SINSERV.

A VI Felisquié acontece até o dia 3 de dezembro. Para maiores detalhes da programação acesse: www.felisquie.com.br.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *