Notícias

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Os debates que acontecerão nesta segunda-feira (27) e amanhã na Conferência Municipal de Educação de Jequié, com abertura às 8h, no Palácio das Artes, contarão com a participação de um público exigente no plenário e nos grupos de discussão. Pode-se prever esta atitude a partir do que ocorreu na Pré-Conferência realizada no Centro Educacional Presidente Médici, no último final de semana, na qual professores, estudantes e funcionários apontaram os problemas que atrapalham o sistema educacional, aprovaram sugestões e criticaram o fato das questões só ficarem no plano do debate.

O professor Amilton Novaes, por exemplo, lembrou que a rede municipal de Jequié tem o desafio de melhorar os índices alcançados no IDEB, pois o nível atual demonstra que o aluno não está obtendo um rendimento escolar adequado. Ele disse ainda que o número elevado de reprovação e evasão escolar, o ensino noturno com o EJA (Educação de Jovens e Adultos) precisam ser apreciados com bastante atenção. “São questões que devem ser discutidas para se encontrar soluções e encaminhamentos”, afirma.Por sua vez, o professor Adilson Gomes entende que a Conferência é o momento também para se aprofundar o debate sobre a qualidade de ensino e as inovações tecnológicas que estão sendo introduzidas na educação.

“Esse evento pode trazer elementos importantes, saindo da base, para que as políticas públicas sejam efetivadas de fato, conforme o anseio de todos. Porque quando as propostas vêm de cima para baixo, elas vêm equivocamente. Até a melhoria da educação com a introdução das novas tecnologias só vai acontecer quando houver infraestrutura nas escolas e uma melhor interação entre professores e direção”, alerta. Os estudantes também participaram da pré-conferência. O jovem Ian Gonçalves, da 7ª vespertino, considerou muito importante a escola envolver os alunos nos debates sobre os rumos da educação. “Os alunos deveriam ser mais participativos e cobrar um ensino sempre melhor. Veja o transporte escolar, ainda precário, como atrapalha o desenvolvimento de muitos. Os problemas precisam ser resolvidos com mais rapidez”, declara Ian.

Por Gidasio Silva  

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *