O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial, desta terça-feira, 29 de novembro, um decreto estadual determinando as circunstâncias nas quais estará reestabelecida a obrigatoriedade do uso de máscaras e apresentação do cartão de vacina em prédios públicos e eventos. As medidas visando frear a disseminação do coronavírus na Bahia já estão valendo para todo o Estado.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região (SINSERV) segue reforçando a importância da retomado do uso do equipamento de segurança, assim como a manutenção dos demais protocolos contra a Covid-19. “A pandemia não acabou e os casos continuam surgindo. A Covid-19 voltou a ser um alerta mundial. Não podemos relaxar nos cuidados. Além da vacina, é muito importante que todos permaneçam usando suas máscaras, mantendo o distanciamento possível e a higienização das mãos. Medidas simples, mas que fazem toda diferença para evitar que o vírus se propague”, destacaram dirigentes do SINSERV.
De acordo como decreto, o uso de máscaras é obrigatório em transportes públicos, tais como trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque; em salões de beleza e centros de estética; em bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos similares; em templos para atos religiosos litúrgicos; em escolas e universidades; em ambientes fechados, tais como teatros, cinemas, museus, parques de exposições e espaços congêneres. Eventos de diversas modalidades seguem com realização autorizada. No entanto, volta a ser exigido o uso de máscara e comprovação de vacina naqueles em que haja controle de acesso e venda de ingressos. A comprovação de vacinação, em todos os casos em que é solicitada, será feita mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo “CONECT SUS”.
“A utilização de máscaras é uma medida que protege a nossa saúde e a de todos que nos cercam. Lutamos muito pela vacinação e é importante que caso você não completou o ciclo vacinal, orientamos que procure um posto de saúde o mais rápido possível e tome a vacina. Continuemos nos protegendo nos locais de trabalho, ouvindo a posição dos especialistas, para que, em breve, possamos nos livrar de fato da pandemia”, concluíram dirigentes do SINSERV.