Neste dia 1.º de Maio é celebrado o DIA DO TRABALHADOR. A data é importante para comemorarmos as conquistas alcançadas ao longo da história. Também é um momento para refletirmos sobre as lutas apresentadas pela categoria, diante das políticas trabalhistas que ora se apresentam.
Defendemos que o trabalho é uma atividade muito importante para o ser humano. É com ele que nos identificamos enquanto sujeitos sociais e nos aproximamos da satisfação pessoal e das necessidades do outro. Por isso, torna-se necessário repensar sobre a condição humana nesse processo.
Após mais de seis décadas, este será o 1.º de Maio mais difícil da história do trabalhador brasileiro. Sofremos com o golpe do PL 4330 aprovado, recentemente, pela maioria dos deputados federais, sendo 13 do Estado da Bahia.
O projeto prevê que maior parte dos trabalhadores serão terceirizados. A terceirização representa a extinção do concurso público e a desvalorização do trabalhador. Haverá perdas de salários, férias, 13 .º e demais garantias trabalhistas, preconizadas pela CLT. É esse tratamento que queremos? É essa a herança que vamos deixar para nossos filhos e as gerações futuras?
É tempo de lutarmos para reverter esse quadro, pois o projeto da terceirização ainda vai tramitar pelo Senado Federal.
Reforçamos nossas congratulações pelo DIA DO TRABALHADOR. Mas ainda temos pouco a comemorar, pois precisamos reforçar nossa luta contra a terceirização. Quem trabalha merece respeito! Com o trabalho construímos nossa história e ajudamos a construir o mundo.