destaques Notícias

SALÁRIOS DE DEZEMBRO/2020: SINSERV COBRA POSICIONAMENTO OFICIAL DO EXECUTIVO MUNICIPAL SOBRE O PAGAMENTO

O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié (SINSERV), Venício Lucena acompanhado dos diretores Neide Sampaio e Cláudio Figueiredo e representantes do SINDACS/ACE estiveram reunidos hoje, 07 de janeiro, pela manhã na sede da Prefeitura de Jequié, com o Secretário de Governo, Hassan Iossef e o Secretário da Fazenda, Antônio Lins para tratar sobre o pagamento dos salários dos servidores municipais, inclusive aposentados e pensionistas, do mês de dezembro de 2020 que ainda não foram efetuados.

Os Sindicatos cobraram dos Secretários Municipais um posicionamento oficial quanto a data do pagamento desses salários. Eles disseram que não tinham uma data prevista para efetuar o pagamento, alegando não terem conhecimento total das contas do município. Os Secretários disseram ainda que a prioridade da nova Gestão Municipal é o pagamento da folha da gestão atual, mas que não deixará de honrar aquilo que foi provisionado dentro dos restos a pagar deixados pela Gestão anterior.

No final do mês de dezembro do ano passado, o SINSERV já havia repudiado a Gestão do então prefeito Sergio da Gameleira por ter pago os salários referentes ao mês de dezembro de 2020 apenas para uma pequena parte dos servidores – os trabalhadores ativos da Educação Municipal, composto em quase sua totalidade de professores. Na nota de repúdio, o sindicato disse que a justificativa do Secretário da Fazenda da gestão anterior, Márcio Rafaelle em uma rádio da cidade, de que o bloqueio autorizado pela Juíza da Vara do Trabalho de Jequié, de aproximadamente 6 milhões de reais, por causa de ações trabalhistas protocoladas por prestadores de serviços ligados à cooperativa Ativacoop, não é plausível. Tendo em vista que só no mês de dezembro de 2020 a Prefeitura recebeu mais de 30 milhões de reais e, mesmo assim, os pagamentos não foram efetuados. E em relação aos trabalhadores da saúde, o financiamento mensal para pagamento da folha foi creditado normalmente, não justificando o não pagamento dos salários.

No inicio da noite de hoje, 7 de janeiro, a Prefeitura divulgou uma nota informando que a contabilidade do ano de 2020 ainda não foi encerrada, assim como o orçamento de 2021 ainda não foi aberto, tendo como data de abertura prevista para o dia 15/01/21. A nota diz ainda que com referência à movimentação financeira da administração municipal, já se encontra em andamento o cadastramento dos responsáveis e a obtenção das referidas senhas junto à rede bancária. E que em função disso, os pagamentos só poderão ser analisados e efetuados após a conclusão desses trâmites.

“Estamos lutando no sentido de reverter essa situação para que os servidores municipais e também os aposentados e pensionistas possam receber, o quanto antes, seus salários do mês de dezembro de 2020. A gente está estudando várias formas de reverter e resolver essa situação, já que o Prefeito Zé Cocá, em entrevista a uma rádio da cidade, alegou que faltavam valores. Essa informação nos deixou preocupados e tão logo procuramos a Gestão para discutir e resolver essa situação. Continuaremos firmes na busca de solução deste problema”, disse o presidente Venício Lucena.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *