destaques Notícias

Outubro Rosa: servidora, previna-se!

Todos os anos o Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Jequié e Região (SINSERV) apoia, reforça e alerta a sociedade sobre a campanha Outubro Rosa, em alusão ao mês de combate ao câncer de mama. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra a doença e estimula a participação da população, empresas e entidades. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por 28% dos casos novos a cada ano.

É relativamente raro antes dos 35 anos, porém acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. A maioria dos casos tem bom prognóstico quando detectados precocemente. Por isso, o SINSERV reforça a campanha de prevenção entre as mulheres, em especial para as servidoras públicas da sua base territorial.

A doença é causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, com diferentes tempos de desenvolvimento. Por isso, a conscientização é fundamental para garantir a detecção precoce e mais eficácia no tratamento.

No Brasil, a estimativa é de 59 mil novos casos por ano e a doença é uma das causas de morte mais comuns entre mulheres de 35 a 54 anos. Embora menos comum, ele também pode atingir os homens, principalmente após 50 anos.

O SUS oferece atendimento e tratamento gratuitos para a doença e 60% das pacientes com câncer de mama, no Brasil, dependem dele para se tratar. Por isso, a luta contra o câncer de mama também é a luta em defesa do fortalecimento dos serviços públicos, para garantir atendimento de qualidade à população.

Mamografia e autoexame

Diagnosticar o câncer precocemente aumenta muito as chances de cura. Estimativas apontam que 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Outro grande aliado das mulheres na detecção precoce do câncer de mama é o autoexame, que pode ser feito uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação e, para mulheres que não menstruam, pode ser feito num mesmo dia de cada mês.

Durante o toque, é importante procurar deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, feridas ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos.

Estes sinais, se encontrados, não significam que a mulher está com câncer, mas são sinais de que deve ser procurado um médico.

Servidora, previna-se!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *