Convido os amigos e interessados pelo tema para o lançamento coletivo do meu livro “Imagens do Rádio: elementos para análise da sintonia internacional no Brasil”. A solenidade acontecerá na quinta-feira (20/09), às 16 horas, no hall da Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.
A publicação foi contemplada pelo edital de livros técnicos-científicos da UEFS Editora, com apoio do Mestrado em Design, Cultura e Interatividade onde participo das pesquisas sobre linguagens visuais, memória e cultura.
Sobre a obra
Em 316 páginas, o livro aborda a audição radiofônica como um campo privilegiado, que ao saturar apenas um órgão do sentido (o ouvir) potencializa o homem em sua amplitude simbólica. Muito embora essa percepção esteja relacionada à linguagem oral e sonora, é no rádio que os ouvintes completam o significado das mensagens sintonizadas ao exercitar as imagens do inconsciente coletivo.
A necessidade do ouvir aproximou a audiência brasileira ao mundo à custa da “radiodifusão internacional” via Ondas Curtas. Estava no ar a Guerra Fria, transmitindo no rádio – em língua portuguesa e espanhola – as questões políticas, ideológicas e culturais polarizadas nos esforços do conflito. Este é o objeto de análise, que inicia com o fluxo das emissões políticas entre as décadas de 70 e 80. Mais à frente o universo se amplia com o sinal de outras rádios internacionais que não participaram do discurso de combate, e, com isso, permitindo o contraponto das informações.
No Brasil existe uma audiência particularizada nesse tipo de escuta por questões culturais e afetivas. Ao delimitá-la no conjunto de ouvintes do DX Clube do Brasil – DXCB o livro fica mais interessante. Sendo possível identificar as emissoras sintonizadas, as suas pautas, formas de propagandas e construções simbólicas entre emissor/receptor. Esse quadro da propaganda radiofônica da Guerra Fria apresenta percepções resultantes das formas culturais, tão elementares à constituição coletiva do homo symbolicus.
Prof. Ms. Antonio Argolo Silva Neto
Diretor de Comunicação/SINSERV