destaques Notícias

8ª CMS, Jequié debate saúde e vigilância com indicação de propostas para etapa regional

Teve início durante a manhã (04/09), auditório Wally Salomão/UESB, a 8ª Conferência Municipal da Saúde de Jequié (8ª CMS). O evento é realizado pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Entre segunda e terça-feira (04-05) a plenária estará debatendo as políticas públicas de saúde, com aprovação das propostas para a etapa regional. Em Jequié o evento foi ampliado, com realização da I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, que cumprirá demandas específicas para discussão local.

Cerimônia de abertura

A mesa de abertura contou com a presença do Prefeito Sérgio da Gameleira, Presidente da CMS – Silvino Tomaz, Poder Legislativo – Vereador Rege Silva, representante dos usuários da APIB – Erica Brandão, Conselho do Almerinda Lomanto – Jaci Andrade, Conselho do Sebastião Azevedo – Vera Benevides e o Conselho da Pessoa com Deficiência – Marcelo Ferreira.

Silvino Tomaz foi o primeiro a se pronunciar. Ele falou da importância das Conferências para consolidar as ações do Sistema Único de saúde (SUS) a partir das contribuições e necessidades apresentadas pela plenária.

Já o Prefeito centrou sua fala anunciando os investimentos e parcerias entre Prefeitura e Governo do Estado para fortalecer o SUS em Jequié. Isso inclui as intervenções da gestão municipal, sobretudo, a retomada das obras na Unidade de Pronto Atendimento, já prestes a ser inaugurada.

Atividades coletivas

Hoje à tarde prosseguirão os trabalhos das Conferências, com debates em grupos e apresentação das propostas. O SINSERV está presente nos eventos, participando das plenárias e com delegados atuando nos grupos para discutir  e apresentar propostas voltadas à saúde do trabalhador e da população em geral.

Texto e fotos: Antonio Argolo/SINSERV

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *