Nesta sexta-feira (19/05) a diretoria do SINSERV participou da primeira reunião de negociação com o executivo municipal na sede da Prefeitura. O encontro foi solicitado, logo pela manhã, por Sérgio da Gameleira para dar respostas às provocações do sindicato sobre as discussões referentes ao cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração e também apreciar uma pauta extensa de demandas trabalhistas, já relatadas em ofícios encaminhados ao Prefeito.
A reunião aconteceu entre 10 às 14 horas e contou com a presença do Prefeito, Procurador, dos Secretários de Governo, Administração, Finanças, Educação e Saúde, membros da Comissão de Enquadramento e Permanente de Negociação e seis diretores do sindicato.
Esse foi o primeiro contato da gestão com o SINSERV. Segundo Sérgio, o encontro demorou pra acontecer porque precisou concentrar esforços internos para resolver as questões mais pontuais do início de governo, “mas nunca pela falta de diálogo com os sindicatos”, acrescentou. Portanto, como disse, já existe uma estabilidade na gestão para discutir a pauta com calma.
As discussões iniciaram com a fala da Presidente do SINSERV, Maria Neide, que apontou a realidade sobre a existência da Lei Municipal 1992/16 – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Por ser uma legislação nova no Município, ela impactou na dinâmica de funcionamento do serviço público, incluindo questões financeiras, jornada e condições de trabalho, incorporações, formação e necessidade de carreira do servidor, entre outras.
Em seguida foi discutida uma média de dez pontos de pauta, envolvendo o cumprimento da Lei do PCCR e todas as implicações que ela aponta para que seja efetivamente implementada pelo governo. Nesse sentido, a gestão apontou alguns indicativos importantes para o início das negociações. Contudo algumas delas ainda precisam serem aprofundadas ao longo do processo e noutra reunião com a Comissão Permanente de Negociação, marcada para segunda-feira (22).
O SINSERV finalizou a mesa, considerando a importância da reunião como um pontapé inicial nas negociações com o Prefeito. É importante que ela caminhe com avanços nos próximos passos a serem discutidos ao longo da próxima semana.
Lembrando que na terça-feira (23/05), às 08:00, o SINSERV tem uma assembleia geral para ser realizada com toda a categoria na Câmara de Vereadores. É importante que todos compareçam para avaliar o resultado dessas negociações e apontar os rumos da Campanha Salarial 2017.
Texto: Antonio Argolo/SINSERV