Notícias

PREFEITURA DE JEQUIÉ FAZ LEVANTAMENTO SOBRE A SITUAÇÃO DAS CERÂMICAS

Pela primeira vez na história, acaba de ser feito um Levantamento Sócio-Ambiental das Cerâmicas de Jequié. O diagnóstico foi apresentado pela diretora de Meio Ambiente do Município, Maria Alves da Cruz, durante a recente reunião envolvendo a Prefeitura, o Ministério Público, o Instituto de Meio Ambiente e ceramistas.

Também consta do levantamento a situação das cerâmicas e olarias junto ao Departamento Nacional de Proteção Mineral – DNPM – e dos órgãos ambientais do Estado e do Município.O estudo de campo foi realizado por seis técnicos da Secretaria de Agricultura Irrigação e Meio Ambiente de Jequié, sendo quatro técnicos ambientais da diretoria e teve acompanhamento de diretores da Associação dos Ceramistas.

Foram feitas entrevistas com 52 proprietários de cerâmicas.O diagnóstico possibilita o conhecimento das causas da degradação ambiental ocorridos nos locais de retirada de argila, a localização das cerâmicas, número de funcionários, entre outros. A coordenação, texto e referências bibliográficas ficaram a cargo da mestra Maria Alves da Cruz, que é professora em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável.

Ela lembra que o levantamento foi uma exigência do Ministério Público da Bahia. “Jequié cumpre um das condições sobre a regularização das cerâmicas no Município”, citou.

QUADRO RESUMO DAS CERÂMICAS E OLARIAS NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ

80% usam lenha de mata plantada

20% usam a lenha de mata nativa

80% são artesanais

80% funcionam diariamente

– 20% periodicamente

– 85% são próprias

10% arrendadas

05% abandonadas

10% retiram argila no local da olaria

90% compram argila de fornecedores (jequié)

– 100% sem licença ambiental

 100% sem alvará do DNPM

Participaram da reunião o promotor de justiça, Maurício Cavalcante; o procurador-geral do Município, Eliseu Maia Matos; representante do secretário de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Martins Neto; diretora de Meio Ambiente, Maria Alves da Cruz. Diretor do IMA, Cristiano Almeida, além de Frederico Alfredo Do Monte Rossiter, do CBPM e de Ernesto do DNPM e ceramistas. Com informações da Assessoria de Imprensa da PMJ.

 Por Gidasio Silva

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *