A Prefeitura Municipal de Jequié, através da SECUT – Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, Diretoria Municipal de Gestão Cultural, Programas e Projetos, promoverá em abril deste ano o Concurso de Quadrilhas em Jequié. Com premiações em dinheiro e simbólicas, o Concurso tem por finalidade valorizar, difundir e incentivar os grupos já existentes e o surgimento de novos grupos de uma das mais populares manifestações culturais da época junina. Segundo o regulamento que ainda está sendo finalizado, poderão participar do Concurso, Quadrilhas exclusivamamente jequieenses, adultas ou infanto-juvenil, da sede, povoados ou distritos, desde que façam suas inscrições de acordo com os itens do regulamento que será divulgado em meado do mês de março, no endereço http://www.jequie.ba.gov.br/ ou nos quadros da SECUT e demais espaços culturais vinculados a gestão pública municipal. Os grupos devem ser constituídos por, no mínimo, 12 pares. Os itens em julgamento são os seguintes:
a) COREOGRAFIA
Julga-se diversidade das coreografias, graça, leveza, elegância e criatividade dos passos.
b) FIGURINO
Julgam-se a harmonia e o equilíbrio no uso das cores, valorizando-se, a criatividade, o material utilizado, a confecção e a sintonia com o tema apresentado.
c) REPERTÓRIO MUSICAL
As músicas utilizadas deverão ser do Ciclo Junino. Serão levadas em consideração a diversidade dos ritmos e a seleção musical.
d) CASAMENTO
Sendo um ato dramático, será julgado como tal, observando-se personagens, texto/roteiro, interpretação, direção cênica. Perde ponto a quadrilha que agir com violência, proferir palavrões ou grosserias e/ou reforçar preconceitos.
e) MARCADOR Será julgado (a) pela empolgação, liderança, desenvoltura, criatividade e clareza.
f) CONJUNTO
Neste item julgam-se animação, organização, evolução dos passos, harmonia, desenvolvimento do tema, entrada e saída do arraial. O corpo de jurados, período e local das inscrições gratuitas, bem como os valores das premiações em dinheiro, respectivamente por categoria, deverão ser conhecidos na ocasião da publicação do regulamento.
Informação PMJ.