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SINSERV discute demandas trabalhistas e previdenciárias com o gestor do IPREJ

IPREJ_ok-IMG_3008A Diretoria do SINSERV reuniu-se na tarde de ontem (10/12) com os funcionários e a administração do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Jequié e Região (IPREJ). Na oportunidade, os representantes dos trabalhadores apresentaram 16 pontos de pauta sobre diversos assuntos, que tratam a vida dos servidores efetivos e inativos da Prefeitura Municipal de Jequié (PMJ).

Numa reunião que demorou cerca de três horas, o IPREJ informou que o município garantiu o pagamento do 13º salário até o dia 20/12. Portanto, o vencimento será pago da mesma forma que os servidores ativos.

Para o sindicato a reunião de trabalho foi muito positiva, pois além de fortalecer as relações bilaterais também é importante que os servidores fiquem mais inteirados sobre como anda seu instituto de previdência. Veja o resultado dessa audiência através das pautas discutidas:

  1. Pagamento dos benefícios previdenciários dos servidores (inativos, pensionistas e em licença saúde e dos ativos que estão lotados no IPREJ) na mesma data em que a administração direta paga aos servidores ativos:
    Embora o IPREJ tenha efetuado o pagamento dos benefícios previdenciários dentro do mês, requeremos que os pagamentos fossem pagos na mesma data que os servidores inativos. A direção do IPREJ alega que depende dos valores repassados pelo município. Todavia tem envidado todos os esforços para que ocorra o pagamento dos inativos, pensionistas e licença saúde, na mesma data dos ativos.
  2. Data do pagamento do 13º salário aos servidores: inativos, pensionistas e em licença saúde e dos ativos lotados no IPREJ:
    O IPREJ informou que o município garantiu o pagamento do 13º salário até o dia 20/12, da mesma forma que os servidores ativos.
  3. Regularização da aposentadoria do Servidor, MANOEL ANTONIO DE OLIVEIRA, que contava com mais de 40 de serviço ao município e foi aposentado compulsoriamente. Frisa-se, que já foi requerida a regularização da situação, através de petição dirigida ao IPREJ no ano de 2013:
    O presidente do IPREJ requereu prazo para que o processo administrativo, movido pela entidade em defesa do referido servidor, seja localizado, garantido que a lei e o direito do servidor sejam respeitados, observando a forma adequada do tipo de aposentadoria.
  4. Regularização da aposentadoria do Servidor, MANOEL JOSÉ DOS SANTOS, que mesmo logrando êxito em ação judicial de isonomia salarial, até o momento essa não foi implantada:
    Em se tratando de decisão judicial em que garantiu a isonomia de vencimentos, bem como as regras da aposentadoria proporcional, a direção do IPREJ (que se encontra sem assessoria jurídica), estará realizado estudo para emitir parecer sobre a questão. O SINSERV chama a atenção quanto ao cumprimento da decisão judicial com trânsito em julgado, que garantiu a implementação da isonomia, além de garantir o pagamento de todo o período anterior a data de admissão do servidor, motivo pelo qual deverá ser considerado o valor do salário paradigma da Câmara de Vereadores.
  5. Regularização da pensão da Senhora, DILCE DE OLIVEIRA SILVA, pensionista do Senhor JOÃO VITÓRIO DA SILVA, que mesmo logrando êxito em ação judicial de isonomia salarial, até o momento a isonomia não foi implantada:
    O Presidente do IPREJ requereu tempo para proferir despacho no processo administrativo da servidora. Em breve teremos a resolução da questão, visto que ocorreu aditamento a inicial, as fls. 179 da ação judicial que garantiu o pagamento da isonomia a pensionista do saudoso colega João Vitório da Silva.
  6. Informação sobre os pagamentos da administração direta ao IPREJ (Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e demais secretarias):
    A presidência do IPREJ informou que, ao assumir a direção, uma das suas metas foi de regularizar os repasses em dia. Apenas a Secretaria Municipal de Saúde não vem repassando os valores devidos, estima-se a existência de quase R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) de débito a ser pago ao Instituto.
  7. Como estão sendo realizados os repasses dos valores da administração direta (total ou parcial):
    Os valores vêm sendo repassados de maneira integral, com exceção da Secretaria Municipal de Saúde de Jequié.
  8. Situação dos valores devidos pelo Poder Legislativo ao IPREJ:
    O débito do Poder Legislativo foi incluído no parcelamento e no reparcelamento, aprovado pela Câmara de Vereadores, cujos valores têm sido repassados mensalmente.
  9. Situação do subsídio do plano de saúde UNIMED que vinha sendo oferecido a alguns inativos:
    Como se trata de uma questão anterior à administração atual do IPREJ, ela será discutida com a administração municipal. A base será o processo administrativo movido pelo SINSERV, que se encontra em tramitação.
  10. Quantidade dos benefícios pagos pelo IPREJ, discriminar por tipo e valor:
    Foi informado que nos próximos dias esse levantamento será encaminhado ao SINSERV.
  11. O cumprimento do parcelamento e o reparcelamento aprovados pelo Poder Legislativo:
    Para que se cumpra esse pagamento o Banco do Brasil necessita-se assinar alguns documentos. A agência bancária de Jequié informou que está no aguardo das orientações do departamento jurídico do banco para que se conclua o processo legal. Foi ressaltado que o IPREJ e a Prefeitura já estão com essa questão resolvida, portanto esse o atraso se deve apenas ao Banco do Brasil.
  12. Ressarcimento dos valores descontados em contracheques dos servidores que deram baixas no antigo seguro saúde da UNIMED de Jequié. A exemplo da servidora Merenice Morais Queiroz, que teve descontos em contracheques após três meses da baixa do convênio saúde:
    Este ponto será objeto de levantamento da documentação que comprove o requerimento de pedido de baixa do plano. Posteriormente será tratado com o Diretor Administrativo e Financeiro do IPREJ.
  13. Adequação do termo utilizado em contracheques. A exemplo de “taxas associativas”, “UNIMED-SINSDMUJE”, quando na verdade se trata de servidores estranho ao quadro da entidade, pertencente a categoria distinta. A inadequação dessas informações e tem levado o SINSERV a responder ações judiciais por conta da forma de registro do consignado:
    O Diretor Administrativo e Financeiro do IPREJ garantiram que serão tomadas as medidas necessárias para que se resolva o problema. O Presidente deferiu o pedido, se comprometendo em enviar nas próximas horas ao SINSERV, o quanto requerido.
  14. Prejuízos econômicos ao SINSERV gerado pela suspensão automática dos descontos quando os servidores passam para a inatividade e quando da fruição da licença para tratamento de saúde:
    Será feito esforço junto à empresa que administra do sistema de informação, juntamente com o setor de folha de pagamento e a diretoria administrativa e financeira do IPREJ, de maneira a resolver o problema que vem afetando todas as entidades e não apenas o SINSERV.
  15. Decreto de nomeação dos conselheiros do IPREJ:
    O Presidente do IPREJ ressaltou a necessidade do conselho já estar atuando no instituto. Ele informou que só está faltando as indicações da Prefeitura e Câmara de Vereadores, que ainda não indicaram representantes. Como essa agilidade já foi cobrada, o IPREJ estuda a viabilidade jurídica para empossar com maior brevidade os conselheiros já indicados pelas entidades.
  16. Desconto correto do imposto sindical:
    Foi garantido o cumprimento determinado pela CLT.

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