destaques Notícias

SINSERV reconhece a importância da participação das mulheres em todas as suas lutas e conquistas

8 de março, Dia Internacional da Mulher, o SINSERV vem, mais uma vez, destacar a história da luta pelo empoderamento das mulheres. Uma luta que não cessa e nunca poderá parar. A luta pela igualdade de direitos entre os gêneros.

Essa história de conquistas vem desde o direito ao voto, à educação, até o uso de métodos contraceptivos. Mesmo o simples direito de trabalhar fora de casa, de se sustentar e viver de forma independente foi resultado de muitas batalhas.

A luta pelo direito à educação e formação profissional, sempre foi encarada como um fator emancipatória determinante. O conhecimento leva ao questionamento.

Já o direito ao voto, marca o início da participação na política do país. O direito sobre o próprio corpo, o direito à liberdade e à independência financeira, o uso de contraceptivos que passou a dar à mulher um maior controle sobre seus direitos reprodutivos, e a partir dos quais, ela pode controlar sua maternidade e planejar a construção da sua família, ou a carreira profissional.

Mesmo em pleno século XXI, questões como estas ainda são vistas sem a devida importância e nesta busca por um lugar mais justo na sociedade, o SINSERV reconhece a importância destas pautas e inclui entre seus objetivos, promover a valorização da educação, da formação profissional, a oportunidade de um trabalho protegido, seguro e com igualdade de gênero frente aos desafios do mercado laboral. Também luta pelo o fim das injustiças que sobrecarregam a mulher, como, a dupla jornada – dividindo responsabilidades na casa e no trabalho -; a desigualdade salarial em relação aos cargos de comando, a qualidade de emprego e contra o assédio moral e sexual.

Estes temas são parte central da razão de ser do SINSERV, e estão sempre no foco das dirigentes e são ressaltados pelas servidoras públicas municipais, através seminários, palestras, articulações e reuniões com o poder público municipal.

Na luta pelos direitos e empoderamento da mulher, o SINSERV reitera seu compromisso na construção de um país mais democrático e justo para homens, mulheres, jovens e crianças. O Brasil melhor requer o compromisso de todas as instituições e segmentos. O SINSERV homenageia e felicita todas as mulheres e em especial as servidoras públicas, mulheres que defendem os direitos da mulher trabalhadora.

Feliz 8 de março, Dia Internacional da Mulher!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *