Notícias

Câmara dos Deputados convoca McDonalds para explicar denúncia de exploração

A rede de fast food McDonalds no Brasil recebeu denúncias acerca de sua política salarial utilizada no país. Segundo nota oficial da Câmara dos Deputados, as denúncias recebidas informam que a companhia vem adotando jornada móvel e variada de trabalho. “O trabalhador  que  não  está em  atividade  na  loja, nos momentos em que a demanda é menor, tem seu salário reduzido por estar em disponibilidade”, explica a nota.

Diante disso, é recorrente que o trabalhador tenha seu salário reduzido a ponto de não atingir o nível mínimo mensal, de R$ 545,00, sendo contrária à legislação nacional que impõe pagamento de valor igual ou superior ao mínimo do país.

Ainda de acordo com as denúncias, essa prática de redução dos salários prejudica a arrecadação previdenciária do funcionário, já que o valor total pago para ele é a base para a contribuição.

A Câmara informou que as denúncias foram levadas à justiça pelos funcionários, por intermédio do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes do estado de São Paulo (SINTHORESP).

As acusações foram analisadas pelo Tribunal Superior do Trabalho e por outras instâncias da justiça trabalhista. Com isso, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, da Câmara dos Deputados, por meio do Deputado Federal Sabino Castelo Branco (PTB-AM), convocou para audiência pública Woods Staton, presidente da Arcos Dourados, que detém as operações da McDonalds no Brasil, para esclarecimento da questão.

Estarão também presentes na aduiência o SINTHORESP e a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Maria da Costa.

A respeito das denúncias, o McDonalds se pronunciou apenas por meio de nota da sua assessoria de imprensa, declarando que, conforme esclarecido anteriormente no Senado Federal, a companhia efetua o pagamento de todas as horas ao funcionário que encontra-se disponível à empresa durante o período que está presente no restaurante.

Ainda em nota, o McDonalds afirmou que paga o piso salarial determinado pelos sindicatos representates da categoria, sendo o valor igual ou superior ao mínimo para funcionários que cumprem jornada integral de 44 horas semanais.

O McDonalds declarou que, nos casos de jornada flexível, o pagamento é feito conforme piso do valor por hora trabalhada, também definido pelos sindicatos.

Por fim, a companhia afirmou que irá apurar qualquer caso que for contrária à política da empresa.


Com informações: Último Instante

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *