Notícias

Jequié sediou II Conferência Territorial LGBT

Foi realizada na sexta-feira (30) no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Jequié, a II Conferência Lésbica, Gay, Bissexual, Travestis e Transexual (LGBT) do Território Médio Rio da Contas, que aborda esse ano, o tema  “Por um país livre da pobreza e da discriminação. A Conferência que vem sendo realizadas nas diversas regiões baianas, aponta como objetivo avaliar as ações desenvolvidas no território formado por 16 municípios,  em relação às políticas públicas que garantam o combate e a discriminação contra a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais como estratégia de combate à pobreza.

Em 02 de fevereiro de 2011, o Governador Jaques Wagner publicou o decreto 11.959/2011 que instituiu o Comitê Estadual LGBT. No dia 12  de julho deste mesmo ano, o governador convocou a II Conferência Estadual LGBT da Bahia, por meio de decreto nº 13017, a ser realizada entre os dias 21 a 23 próximos. Em nota pública recentemente divulgada o Fórum Baiano LGTB afirma que  “Apesar do alinhamento político com o governo federal, notamos uma triste surpresa entre nós: o Governo da Bahia tem apresentado um desempenho insatisfatório no que diz respeito a ações mais concretas para a garantia da vida e da cidadania da população LGBT e, mais atualmente, temos constatado uma profunda omissão e ausência do poder público durante o processo de construção desta II Conferência LGBT no Estado”.

Cita o documento que “não existe uma articulação institucional e nem um acompanhamento mais dedicado por parte da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, secretaria esta que é coordenadora do Comitê Estadual LGBT e da II Conferência LGBT. Muito menos notamos a participação efetiva das secretariais mencionadas nos decretos governamentais nas atividades”.

O apoio à realização da Conferência Territorial em Jequié, foi dado através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. 

Fonte: Jequié Repórter

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *