O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região – SINSERV reconhece e aplaude as manifestações realizadas em todo o Brasil na última sexta-feira, 1º de agosto, durante o Dia Nacional de Mobilização pela Soberania Nacional. Em Salvador, a mobilização foi convocada pela CTB Bahia e diversas entidades sindicais, reunindo centenas de trabalhadores, trabalhadoras, lideranças sociais e representantes de movimentos populares em uma caminhada do Campo Grande até a Praça Castro Alves.
As manifestações ocorreram em resposta aos ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à taxação de 50% imposta sobre as exportações brasileiras. “A postura firme do presidente Lula, o trabalho da comissão de senadores e da diplomacia brasileira já garantiram que o tarifaço fosse adiado para 6 de agosto e que quase 700 produtos ficassem fora da taxação. Nossa luta é contra essa interferência dos EUA na soberania do Brasil, querendo interferir politicamente no julgamento de golpistas liderados por Jair Bolsonaro. Vamos realizar novos atos para envolver a sociedade”, afirmou a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza.
Para o nosso Sindicato, ações como essa são fundamentais para reacender o espírito de luta da classe trabalhadora e mostrar que o Brasil pertence ao seu povo, e não aos interesses do capital estrangeiro ou da elite econômica. Reafirmamos nosso compromisso com a soberania nacional e com a construção de uma sociedade onde os servidores públicos, os trabalhadores e as trabalhadoras tenham seus direitos respeitados e ampliados.
Seguiremos vigilantes e mobilizados ao lado das centrais, federações e movimentos sociais em defesa de um Brasil soberano, inclusivo e popular.
Confira alguns registros das manifestações em todo o Brasil.









