destaques Notícias

O DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial é uma ocasião para refletirmos sobre as profundas dificuldades que os negros ainda enfrentam nos dias de hoje. Apesar dos avanços em direção à igualdade racial, muitos desafios persistem, mostrando que a luta contra o racismo está longe de ser concluída.

Natalice Martins, Presidenta da União de Negras e Negros pela Liberdade – UNEGRO de Jequié (movimento atuante na busca pelo reconhecimento e propagador da cultura negra na cidade) falou sobre o panorama atual: “mesmo em sociedades que se orgulham de sua diversidade e inclusão, o racismo estrutural continua a influenciar nossas experiências e oportunidades. Nós ainda enfrentamos obstáculos no acesso a empregos de qualidade, moradia adequada e cuidados de saúde. ” Disse a Presidenta.

No entanto, apesar dos desafios, a resiliência e a determinação das comunidades negras continuam a inspirar esperança e mudança. Movimentos de ativismo, conscientização e solidariedade estão ganhando força em todo o mundo, destacando a urgência de enfrentar o racismo em todas as suas formas.

“Devemos cobrar dos nossos gestores para que a políticas públicas voltadas a população negra sejam cumpridas. Movimentos com a UNEGRO tem esse dever de cobrar, mas também conscientizar a população para que episódios de racismo deixem de se tornar notícias nos jornais. ” Concluiu Natalice.

O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial serve como um lembrete de que a luta pela igualdade racial é uma responsabilidade compartilhada por todos. Somente através do reconhecimento do racismo e do compromisso com a justiça e a inclusão podemos construir um mundo onde todos tenham as mesmas oportunidades e dignidade, independentemente da cor da pele.

Natalice Martins, Presidenta da União de Negras e Negros pela Liberdade – UNEGRO de Jequié

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *