O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região (SINSERV), Venício Lucena e as diretoras Neide Sampaio, Nely Almeida, Tânia Maria e Katiana reuniram na manhã de hoje, 12 de dezembro, com o Secretário Municipal de Saúde de Jequié, Marlon Pereira e a Assessora Técnica da Secretaria, Juliane Caires.
A pauta da reunião foi extensa. Dentre os pontos discutidos estão a situação dos trabalhadores em relação ao aumento dos casos de covid; a notificação do município quanto aos servidores que contraíram covid; a mudança de nível dos profissionais que possuem os requisitos técnicos e a situação da carga horaria dos profissionais que trabalham nos distritos e zona rural.
A segurança dos postos de serviços; instituição da zona azul e o custo do pagamento das taxas pelos servidores, que trabalham na secretaria de saúde; a situação salarial dos servidores isonômicos: Nível médio só tiveram 3,25% e Nível fundamental que até agora não receberam o reajuste e a participação dos servidores da saúde na comissão de Desenvolvimento Funcional também foi discutido na reunião.
“Foi uma reunião muito importante, fortalecendo o diálogo permanente entre a secretaria e a representação dos trabalhadores. Na reunião, a Secretaria se comprometeu em mudar a sua postura em relação a COVID-19 e firmar uma parceria entre a Secretaria, SINSERV e CEREST para combater a doença. Sobre a zona rural, o secretário Marlon também se comprometeu em ouvir os trabalhadores da zona rural para que possa achar uma saída em comum acordo pra resolver essa situação. Em relação ao Plano de Cargos, está só aguardando a Comissão de Desenvolvimento Funcional encaminhar o processo para Secretaria de Administração para que o possa se manifestar em relação a mudança de nível. Quando houver a mudança de nível, a Secretaria vai cumprir com o que foi deliberado pelo Plano. Sobre o reajuste salarial, é um ponto de pauta que envolve diretamente o Prefeito Municipal, onde a Secretaria se comprometeu também em fazer uma conversa sobre o assunto. Reunião longa, produtiva, com avanços”, relataram dirigentes do SINSERV.