destaques Notícias

SINSERV lança Campanha Salarial 2021 e denuncia arrocho salarial contra servidores Municipais

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região (SINSERV) lançou nesta segunda-feira, 26 de julho, a Campanha Salarial da categoria com o mote: “TODOS JUNTOS em defesa dos Serviços Públicos e da valorização dos Servidores”. O lançamento oficial da campanha aconteceu na Assembleia Geral, hoje pela manhã, na Praça da Bíblia, em Jequié-BA.

Durante o ato, a direção do Sindicato apresentou uma nota denunciando o arrocho salarial sofrido pelos servidores. “Os Servidores Municipais de Jequié, vêm a público denunciar a situação de arrocho salarial que estão submetidos. Só nos últimos 5 anos as perdas acumuladas ultrapassam a ordem de 22 %, e mesmo com os salários congelados no ano de 2020, a contribuição para a previdência passou de 11% para 14% aumento de 3% a mais; anteriormente a alíquota era de 8%”, diz trecho da nota.

A nota cobra também agilidade da Gestão Municipal em relação ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. “Como se não bastasse as perdas salariais, os Servidores ainda têm que suportar a inercia dos gestores em relação e a Lei nº. 1992/16 (Plano de Cargos; Carreira e Remuneração). Diversos são os processos administrativos que se encontram sem andamento e engavetados. Nem o direito à aposentadoria está sendo respeitado – a fila de espera pode durar anos, já são mais de 150 Servidores aguardando aposentadoria. A demora na concessão das pensões, é também motivo de revolta”, continua a nota.

O presidente do SINSERV, Venício Lucena disse que o sindicato está sempre aberto ao diálogo, mas que falta agilidade da Gestão Municipal. “Diante da inércia do Governo Municipal em agendar a reunião e dialogar sobre as pautas de reivindicação da categoria, a gente vai está realizando nossas mobilizações na tentativa de sensibilizar a Gestão a nos atender e sentar à mesa para avançarmos nas pautas, já que são 5 anos sem reajuste e o servidor não aguenta mais. Então, a categoria está disposta a esse enfrentamento, com diálogo”, pontuou.

Um calendário de atividades da Campanha Salarial foi aprovado na Assembleia. Dentre elas, estão atos em postos de trabalho dos Servidores Municipais de Jequié. Nos próximos dias o Sindicato vai divulgar o calendário com as datas definidas.

Leia a nota na íntegra:

                    CHEGA DE ARROCHO! 

Os Servidores Municipais de Jequié, vêm a público denunciar a situação de arrocho salarial que estão submetidos. Só nos últimos 5 anos as perdas acumuladas ultrapassam a ordem de 22 %, e mesmo com os salários congelados no ano de 2020, a contribuição para a previdência passou de 11% para 14% aumento de 3% a mais; anteriormente a alíquota era de 8%.

Basta acompanhar a folha de pagamento que é publicada no Portal da Transparência, para que se comprove os motivos de seu aumento. Destacamos a nomeação de diversos cargos em comissão – que cresce a cada gestão, além das gratificações de RTI concedidas aos apadrinhados. O discurso de viver o município uma crise parece ser eterna, pois todos os gestores se utilizam da mesma desculpa para negar o que a Constituição Federal chama de Revisão Anual Constitucional. Em crise, se encontram os Servidores e a população mais carente; que sem condições financeiras, estão sofrendo com o índice de aumento dos alimentos a exemplo: do gás de cozinha; da água; da luz etc… Tudo é reajustado, menos os salários dos Servidores.

Como se não bastasse as perdas salariais, os Servidores ainda têm que suportar a inercia dos gestores em relação e a Lei nº. 1992/16 (Plano de Cargos; Carreira e Remuneração). Diversos são os processos administrativos que se encontram sem andamento e engavetados. Nem o direito à aposentadoria está sendo respeitado – a fila de espera pode durar anos, já são mais de 150 Servidores aguardando aposentadoria. A demora na concessão das pensões, é também motivo de revolta.

O discurso de crise já não se sustenta mais, podemos observar o aumento da arrecadação municipal, do número de nomeações, das contratações e das consultorias em nosso município. Em plena pandemia do Coronavírus, os Servidores Públicos não abandonaram os seus postos de trabalho, muito se infectaram e infectaram suas famílias, sem falar nos colegas que perderam a vida em prol do cuidado com a população.

Diante dessa situação, conclamamos os servidores e a população em geral, para caminharmos todos juntos, em defesa da vida dos serviços públicos e da valorização dos seus Servidores.

A Luta é a nossa marca!

SINSERV – JEQUIÉ E REGIÃO. 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *