Sensibilizar os jequieenses por um voto consciente nas eleições de 2020 é uma das bandeiras do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região (SINSERV). Por isso, o Sindicato alerta os eleitores para que busquem relembrar trajetórias de figuras carimbadas da velha política; aconselha conhecer bem as propostas dos partidos em áreas como, por exemplo, saúde, educação e segurança; e, principalmente, não trocar o voto em benefício próprio.
A ação busca unir todos os servidores de uma forma a eleger candidaturas comprometidas com o investimento nos cidadãos, no serviço público e no fortalecimento das carreiras.
O presidente do Sindicato, Venicio Lucena, destaca que essa campanha de conscientização é necessária para definir uma nova ética na política. “É preciso conhecer a história por trás da história e abandonar alguns vícios tóxicos da nossa política. A ideia de levar vantagem em tudo tem que ser exterminada. A nossa maior superação será trazer políticos que tenham compromisso com o povo de Jequié, com os trabalhadores e trabalhadoras”, disse.
Eleições 2020 – Neste domingo 15 de novembro, milhões de brasileiros sairão de suas casas e irão se dirigir aos colégios eleitorais para utilizar um dos principais instrumentos que constituem uma democracia: o voto!
O voto consciente é fundamental para mudarmos a realidade do país, estado e município onde vivemos. Nessas eleições iremos escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que irão definir onde serão aplicados os recursos municipais provenientes dos impostos pagos pela população. Eles também irão elaborar, aprovar ou vetar propostas de leis que afetarão a vida de todos os moradores de cada um dos municípios brasileiros.
Escolher nomes comprometidos com a classe trabalhadora, com os servidores públicos, com o movimento sindical, com o movimento social, com o interesse público e preocupados com os problemas cotidianos da população pode fazer a grande diferença em termos de qualidade dos serviços públicos, de educação, saúde, mobilidade urbana, segurança e da correta aplicação dos recursos. Eleger trabalhadores e trabalhadoras com vocação para o exercício de mandatos e da liderança política é fundamental para evitar os reiterados escândalos que estamos cansados de assistir na política brasileira.
Os eleitos devem ter compromissos com as aspirações, necessidades e demandas da população trabalhadora, devem se dispor a exercer com dignidade o mandato político, prestar contas dos seus atos, não tolerar negociatas, facilidades ou uso indevido do cargo público em benefício próprio ou de terceiros e defender a democracia brasileira e os princípios republicanos.
A quem interessa o voto nulo ou em branco? – Importante destacarmos que a omissão das pessoas conscientes e corretas nas disputas eleitorais faz com que políticos inescrupulosos sejam eleitos e coloquem seus interesses particulares e de grupos acima dos interesses coletivos.
É necessário termos a consciência de que os votos nulos ou em branco, que são descartados na fase da apuração, não produzem nenhum efeito positivo nas eleições. Muito pelo contrário. Ao invalidar o seu voto, o eleitor está repassando para os outros o poder de escolher quais representantes irão conduzir os rumos políticos dos municípios. E a escolha por parte do outro pode se dar da pior maneira possível. Ou seja, por meio da venda do voto, o que leva a eleição de políticos corruptos.
Quem compra votos? – O político que compra voto não tem que dar nenhuma satisfação de seu mandato para o eleitor. Isso faz com que esses políticos passem a atuar em interesse próprio ou dos empresários financiadores de suas campanhas. Por isso precisamos dizer não a venda dos votos. A melhor forma de combatermos a corrupção na política é votarmos conscientemente em pessoas idôneas, comprometidas, da luta.
Existe político honesto? – Mas existem políticos idôneos, honestos e responsáveis com o dinheiro público? Existem! Existem seres humanos íntegros em todas as áreas e classes sociais. A honestidade não está diretamente relacionada ao dinheiro. Existem homens e mulheres com um poder aquisitivo alto honestos. Assim como existem homens e mulheres pobres e honrados. Existem políticos honestos, assim como existem médicos, garis, empregadas domésticas, jornalistas, faxineiras… idôneos.
A desonestidade política se amplia a partir do momento que os trabalhadores honrados deixam de se envolver com a política. Quando deixam de se informar sobre os candidatos e votam nulo ou em branco. Afinal, o maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam.
Portanto, nessas eleições restabeleça o poder do seu voto! Vote consciente em um representante que respeita, valoriza e ouve a nossa categoria! Só quem está ao seu lado na luta, vai lutar para melhorar a sua vida. Trabalhador vota em trabalhador, em trabalhadora!