destaques Eventos Notícias

Diretoria do SINSERV participa do 3º Conselho Estadual da CTB-Bahia em Salvador

 

A Diretoria do SINSERV, representada pelo Presidente Venicio Lucena, pelo Secretário Geral Claúdio Figueiredo e pelo Secretário Regional Rodney Santos, esteve presente no 3º Conselho Estadual da CTB, realizado em Salvador, nesta segunda, 04.

Com o tema “Frente Ampla em defesa da UNICIDADE SINDICAL” foram aprofundados debates sobre a organização e estrutura sindical, com o objetivo de combater a pulverização das trabalhadoras e trabalhadores no movimento sindical, discutindo as estratégias de enfrentamento aos ataques e ameaças destinados aos trabalhadores e trabalhadoras.

Estiveram presentes representantes de vários segmentos com o objetivo de discutir a atual conjuntura e desenvolver ações que fortaleçam o papel dos Sindicatos como representantes dos trabalhadores.

Segundo o presidente da CTB-Bahia, Pascoal Carneiro o momento é delicado e todos os trabalhadores e trabalhadoras precisam se unir para continuar existindo, “Com aprovação da PEC 171/2019  o movimento sindical corre o risco de ser extinto em 10 anos, em função da rigidez que se impõe aos sindicatos. As entidades terão que ter 50% + 1 de associados para representar e para negociar, isso vai acabar com a unicidade sindical e instituir a pluralidade, deixaremos de existir e passaremos a ser ONG. Espero todos e todas para debater e reforçar a nossa posição em defesa da Unicidade Sindical,” afirma Carneiro.

Foi estabelecido no artigo 8° que só pode haver um sindicato por categoria profissional ou econômica, cuja base territorial é o município. A mudança visa instituir o pluralismo sindical, ao invés de uma unicidade conjunta e eficaz em defesa dos trabalhadores.

Para o Presidente do SINSERV, Venicio Lucena, esse encontro fortalece e muito os sindicatos que ampliarão as discussões para as suas bases e categorias. “Vamos ampliar o debate fortalecendo nosso posicionamento em defesa da Unicidade Sindical,” afirma Venicio.

Durante evento foi realizada uma palestra ministrada por Marcos Verlaine, jornalista, analista político e assessor parlamentar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Verlaine falou sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), 171/2019 e Organização Sindical. 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *