O câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres brasileiras, com cerca de 57 mil novos diagnósticos todos os anos.
Apenas 10% dos casos têm origem genética. A grande maioria está ligada a fatores ambientais e estilo de vida. Por isso, é importante conhecer a doença, desde as formas de prevenção até o tratamento.
A realidade, no entanto, é que a grande maioria das pessoas desconhece informações básicas sobre o câncer.
10 Mitos e Verdades do câncer de mama
- Apenas mulheres podem ter câncer de mama?
MITO, mulheres são as mais afetadas (99%), mas os homens também podem desenvolver o tumor. - Amamentar ajuda a proteger contra do câncer de mama?
VERDADE, quanto maior o período de amamentação, menor o risco de ter a doença, devido à redução da exposição a alguns hormônios ligados ao ciclo menstrual. - O câncer de mama raramente se espalha para outras partes do corpo?
MITO, no Brasil, a maioria das pacientes recebem o diagnóstico em fase avançada. Quando há metástase (disseminação do câncer), as áreas mais atingidas são ossos, pulmão e fígado. - Quanto mais cedo o câncer for detectado, menor é o risco de que ele se espalhe?
VERDADE, o diagnóstico precoce é muito importante para aumentar as chances de sucesso do tratamento. No entanto, 30% dos casos ainda podem progredir para um estágio mais avançado. - Quando o câncer de mama se espalha, não há mais tratamento?
MITO, já existem medicamentos que conseguem controlar a doença por vários anos e ainda manter a qualidade de vida paciente. - Estar acima do peso pode aumentar as chances de ter câncer?
VERDADE, o tecido gorduroso acumulado produz hormônios relacionados aos tipos mais comuns de câncer de mama. O risco é ainda maior para mulheres na menopausa.
- Consumir bebida alcoólica pode aumentar o risco de ter câncer?
VERDADE, o consumo frequente, mesmo que em pequena quantidade, aumenta o risco. Quanto maior o consumo, maior é a interferência em hormônios ligados ao câncer. - Mulheres que nunca tiveram filhos correm mais risco de ter câncer de mama?
VERDADE, quanto menos filhos, maior é o número de ciclos menstruais, que são momentos de maior exposição a hormônios relacionados à doença. - A mamografia é um dos principais exames para identificar rapidamente o tumor?
VERDADE, o exame identifica alterações que ainda não podem ser percebidas ao toque, por exemplo. Outros exames como ultrassom e ressonância magnética também podem ser pedidos pelo médico. - Filhas, irmãs ou sobrinhas de mulheres que tiveram câncer de mama correm mais risco de ter a doença?
VERDADE, quem tem um parente de primeiro grau diagnosticado antes dos 50 anos corre mais risco, assim como quem tem parentes que tiveram câncer nas duas mamas ou no ovário.
“PREVENIR é um ato de AMOR.
Com você, com seu corpo e com todos que te amam”