A eleição de deputado federal em 2010 deverá apresentar um quadro bastante diferente da eleição anterior. Isto na correlação de forças políticas, pois, os nomes apenas mudaram de lado. O PT e o PMDB terão a maior renovação, o PP a menor. Neste ano o quociente eleitoral estará entre 175 e 179 mil votos.
As três grandes coligações deverão eleger a totalidade dos deputados, o PRB deverá eleger 01 candidato onde se coligar, e o PMN poderá eleger 01 candidato dependendo da coligação que fizer. PSOL, PSTU, PCB, e os pequenos partidos não devem eleger deputados federais. O PV que terá candidatura própria a eleição majoritária, deverá torcer por um crescimento importante da candidatura de Marina a presidente para tentar eleger um representante com o voto de legenda.
As coligações que propomos são aquelas que se apresentam como possíveis diante do quadro macro das forças políticas da Bahia e, ocorrendo estas coligações, apostamos nos seguintes números:
Coligação PT/ PP/ PDT/ PR/ PCdo B/ PSB – Fará entre 22 e 24 deputados federaisColigação DEM PSDB PPS – Fará entre 09 e 10 deputados
Coligação PMDB PSC PTB – Fará entre 06 e 08 deputados federais
Coligação PRB – Fará 01 candidato onde se coligar
Coligação PMN – Poderá fazer 01 candidato, dependendo da coligação que vier integrar.
OS CANDIDATOS QUE CONSIDERO ELEITOS POR COLIGAÇÃO SÃO:
Coligação liderada pelo PT: Rui Costa, Pinheiro(ou Afonso Florence), Pelegrino, Walmir Assunção, Zezeu, Josias Gomes, Geraldo Simões e Waldenor.
PP Leão, Negromonte, Roberto britto e Luiz Argolo.
PDT Oziel, Félix Júnior, José Carlos Araújo.
PR José Rocha e Mauricio Trindade
PC do B Edson Pimenta e Daniel Almeida
PSB Leonelli
GICULT/ Por Ary Carlos – Pesquisador, historiador, publicitário e observador político