destaques Notícias

Reforma da Previdência foi tema de plenária da CTB/Jequié com Pascoal Carneiro

IMG_9139Diretores sindicais de Jequié e da região participaram hoje (15/05), auditório Terceira Visão, de uma importante plenária com lideranças da CTB Estadual/Nacional. Em pauta a Reforma de Previdência e a formulação de um encontro ampliado dos Trabalhadores do Brasil.

A plenária foi organizada pela CTB/Jequié e iniciou com a palestra de Pascoal Carneiro (Secretário de Previdência, Aposentados e Pensionistas da CTB) que discorreu sobre o tema apresentando uma série de dados, comprovados em pesquisas, que contradiz a proposta previdenciária imposta pelo governo federal – leia-se golpista.

Segundo Pascoal, “A reforma significa é o fim da Previdência Pública no Brasil”.

A situação é preocupante sob vários aspectos: acaba com a aposentadoria especial dos trabalhadores que laboram em atividades periculosas, em consequência reduzido sua capacidade de vida; acaba a aposentadoria rural extinguindo os direitos previdenciários da população indígena, trabalhadores rurais e da agricultura familiar…

Ao instituir a média de contribuição da população em geral de 65 (homens) e 62 anos (mulheres) isso significa que um maior número de pessoas vão morrer sem ter acesso à aposentadoria. Isso já que, segundo informação em pesquisa, a média de vida do brasileiro é pequena – a exemplo da Região Nordeste que é 63 e na Norte 62 anos de vida.

Pascoal também falou que existe uma farsa no rombo da Previdência Pública. Pra maquiar a prestação de contas, o governo considera os cálculos apenas da contribuição dos trabalhadores e dos empresários. Portanto, deixando de fora a contribuição do trabalhador rural (2,5% da produção nacional), a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e os impostos Simples, Pis e Confins.

É um cálculo mentiroso para enganar a população. Pascoal conclui que o governo golpista tem sido ausente nos debates com os representantes dos trabalhadores, os dados apresentados não convencem.

4º Congresso Nacional da CTB

Ailton Araújo (Secretário Geral da CTB/Bahia) apontou para a necessidade de preparação do 4º Congresso Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil da CTB. O evento será realizado em Brasília com o tema “Democracia, Resistência e Luta”, antes desse ato, haverá uma próxima etapa a ser realizada em Salvador para escolha dos delegados nacionais.

A plenária finalizou com a apresentação de um plano de lutas formulado pela Diretoria da CTB para o Congresso.

Nele aparecem várias questões que tratam sobre o fortalecimento das entidades sindicais para um enfrentamento às reformas trabalhistas impostas pelo governo federal; luta em defesa do fortalecimento da economia nacional, da América do Sul e região caribenha; defesa da educação pública e do fortalecimento das entidades sindicais na conscientização da sociedade civil pela luta de classe e interpretação da conjuntura política que o país está vivendo.

Nesse sentido, as lideranças da CTB/Jequié e Região já se preparam para as etapas dos congresso.

Leia mais sobre Previdência O déficit que não existe.

Textos e fotos: Antonio Argolo/SINSERV.

IMG_9156 IMG_9149

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *