destaques Notícias

Governo interino de Jequié recebe sindicatos e anuncia retomada de negociações salariais

IMG_8719

Na tarde de hoje (09/05), o SINSERV, SIND ACS/ACE e a APLB fizeram o primeiro contato com Sérgio da Gameleira, que passou a assumir a condição de Prefeito interino de Jequié após o afastamento de Tânia Britto via ação judicial.

Foi uma reunião mais política do que deliberativa, visto que Sérgio centrou a fala sobre as condições de funcionamento da Prefeitura e também os caminhos jurídicos e administrativos que precisa para construir a sua gestão. Já as entidades reconheceram as dificuldades enfrentadas pelo Município, sobretudo pela ausência de uma gestão atuante. Ainda, situando o novo governo sobre as negociações já em trâmites da Campanha Salarial 2016.

Nesse sentido, Maria Neide (SINSERV) começou falando sobre o andamento dessas discussões durante a gestão passada. Foi informado que havia um avanço quanto ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCV), já na mesa do Executivo para discussão nesta semana. Havia expectativas do reajuste salarial, da assinatura do TAC sobre o pagamento da CET da saúde, a definição sobre o PMAQ, entre outras pautas.

Diante das mudanças políticas, que afastaram a prefeita, essas discussões sobre a Campanha Salarial 2016 precisam ser retomadas com o novo governo. Até porque existe uma cobrança dos servidores pelo resultado das negociações e esperam uma resposta da Prefeitura.

Gameleira falou sobre a situação gritante em que passa a administração do município. O desejo era trazer uma boa notícia, mas o que se pode dizer é que a situação do caixa da PMJ é zero, afirmou. É preciso se debruçar na folha de pagamento pessoal, reduzir custos e exonerar a mão de obra excedente que inclui os terceirizados. Isso significa que as negociações da Campanha Salarial precisam começar praticamente do início.

A boa notícia deixada pelo prefeito é que a gestão não vai abrir mão de uma mesa de negociação para tratar as questões relacionadas ao trabalhador. E, também, prometeu fazer um governo que deixe transparente os gastos realizados.

Como ainda não existe condição para uma resposta efetiva sobre as negociações, Sérgio deixou agendada uma reunião com todos os sindicatos para tratar da Campanha Salarial. A data do SINSERV é 19/05, às 09:00.

Conforme já deliberado pela categoria, na terça e quarta-feira (10 e 11/05) todos os serviços municipais estarão paralisados. A data de amanhã (10) é um marco da paralisação nacional (marcada para a Câmara de Vereadores, às 08:00); Na quarta-feira (11/05) o SINSERV continua paralisado e vai apresentar o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração à categoria (local – Palácio das Artes).

Fotos e texto: Antonio Argolo/SINSERV

IMG_8725 IMG_8716

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *