O SINSERV celebra neste 08 de março o Dia Internacional das Mulheres, lembrando a luta pelo respeito e pela igualdade de direito à população feminina.
A data de hoje retoma uma discussão envolvendo a memória de muitas mulheres, que se martirizaram em da defesa desses direitos. Sobretudo, o massacre ocorrido em Nova York em 1911 quando 169 trabalhadoras tiveram mortes provocadas por um incêndio criminoso.
Muito embora esse acidente tenha sido tratado por atos machistas e pelarepressão aos direitos das trabalhadoras, sua repercussão sinaliza uma luta mundial em defesa da mulher.
Segundo Maria Neide, Presidente do SINSERV, a mulher continua enfrentando sérios desafios na sociedade contemporânea. Nesse sentido, é preciso que os movimentos sociais, políticos e a sociedade organizada ampliem as políticas públicas visando fortalecer os direitos e as oportunidades ao público feminino.
Recentemente, o SINSERV conseguiu negociar com a Prefeitura Municipal de Jequié e ampliar o período de licença maternidade de 120 para 180 dias. O sindicato está consciente de que essa iniciativa irá trazer respostas à sociedade: reduzindo os problemas sociais, melhorando o nível de afetividade entre as pessoas, bem como os gastos em serviços públicos relacionados à saúde, segurança e educação.
Ainda nos deparamos com uma sociedade machista. Muito embora a mulher esteja se inserindo no mercado de trabalho, percebe-se que ela continua recebendo uma remuneração inferior aos homens. Essas práticas precisam mudar e para tanto, também é necessário que a mulher se fortaleça ao reconhecer os seus direitos e lutar por eles.
Concluímos, parabenizamos a todas as mulheres pelo seu dia. E, com isso, abrimos um espaço para congratular a todas as trabalhadoras. Sobretudo, as mulheres que participam das ações trabalhistas na condição de associadas ao SINSERV. A luta de vocês é importante para fortalecer nossos argumentos durante as nossas negociações.