Na tarde de ontem (26/11), as entidades e pessoas ligadas aos movimentos culturais da cidade de Jequié se reuniram na Câmara de Vereadores para discutir a proposição de um Projeto de Lei, visando a preservação dos nossos patrimônios.
O referido Projeto foi uma iniciativa do Vereador Pé Roxo, que, via presidência da Câmara, enviou requerimento à Prefeita, em setembro passado, solicitando o envio de propostas para a Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural do Município de Jequié.
As discussões apontadas pelas entidades e pelo vereador apontaram uma ampla perspectiva em criar condições e consciência para preservar as edificações históricas, os espaços públicos, incluindo os bens imateriais que fazem parte do pertencimento cultural da sociedade jequieense. Aparecem nessas discussões a catedral, a I igreja batista, o museu, as casas antigas, o Rio de Contas, a Pedra do Curral Novo, os grupos de capoeira, os ternos de reis, as quadrilhas juninas, etc.
De acordo com Pé Roxo, nos próximos dias, será indicada uma comissão para debater e construir o projeto. As pessoas presentes na reunião acreditam que a criação dessa lei municipal será de grande importância para permitir conscientizar a população sobre a nossa história. E da mesma forma criar políticas de preservação de bens e espaços de memórias, até então negligenciados pelo poder público.